Felipão fala sobre Vitor Roque: “Apareceu com dinheiro, nós vendemos”
Cobiçado por clubes do exterior, o atacante Vitor Roque continua sendo assunto nas rodas de futebol. Nesta sexta-feira (20), a joia do Athletico foi tema durante uma entrevista de Luiz Felipe Scolari, que recentemente assumiu a função de diretor técnico.
Perguntado sobre o jogador de 17 anos, que está sendo um dos destaques do Furacão desde a sua chegada, Felipão falou sobre a essência do Athletico, de revelar jogadores e fazer boas vendas, e comentou sobre a possibilidade da saída do atacante.
"Nós somos um clube vendedor. Apareceu com dinheiro, vai. Nós vendemos. E bastante dinheiro. Mas a gente vende. Nós temos que saber comprar bem e vender bem", disse em entrevista a programa "Smile Talks", da Neodent, patrocinadora do clube.
+ Mercado da Bola: veja todas contratações do Athletico em 2023
Vitor Roque está atualmente servindo a seleção brasileira sub-20 que está disputando o Campeonato Sul-Americano da categoria. Na quinta-feira (19), ele foi o destaque da equipe com dois gols e uma assistência contra o Peru, na Colômbia, logo na estreia.
"O Vitor Roque está lá, fazendo os gols dele. Eu sou da fisolofia que nós temos que vender os nossos jogadores porque não sabemos o que pode acontecer à frente. Se temos a possibilidade de venda, nós vendemos. Vamos investir, comprar outros, pesquisar alguém bom para trazer pra gente. Essa é a função do profissional que trabalha no Athletico ou em qualquer clube".
Felipão destacou a personalidade do jogador, que chegou ao Athletico em 2022 após o clube pagar R$ 24 milhões da multa rescisória ao Cruzeiro. O potencial do jovem tem atraído olhares de clubes europeus. A multa rescisória é 100 milhões de euros e o Furacão tem 100% dos direitos econômicos da joia.
"O Vitor provavelmente vai ser vendido. Tem 17 anos e tem muita, muita coisa para aprender em campo, mas ele já foi forjado, desde os 16 anos, jogando Brasileiro e Libertadores. É um menino de 17 anos, com um pensamento e vivência de 24, 25. Ele está pronto, mas tem que desenvolver algumas valências. Quando aparecer com bastante dinheiro, eu acho que vende".
Em 2022, o atacante terminou o ano com sete gols e três assistências em 36 jogos. Ele marcou cinco gols no Brasileirão (contra Cuiabá, Palmeiras, Atlético-MG [2 ] e Botafogo) e dois na Libertadores (Libertad e Estudiantes). Foi decisivo, por exemplo, contra o Palmeiras, fora de casa, pelo Brasileirão, sofrendo o pênalti da vitória no Atletiba do primeiro turno, além de ter marcado o gol da classificação às quartas de final da Libertadores, diante do Estudiantes, em La Plata, o gol 100 do Athletico no torneio continental. A performance fez o jogador entrar, inclusive, na seleção da Libertadores feita pela Conmebol.