Família de Joaquim Américo cria abaixo-assinado para evitar mudança de nome de estádio do Athletico
Os descendentes de Joaquim Américo Guimarães criaram um abaixo-assinado para tentar evitar a mudança de nome do estádio do Athletico para Mario Celso Petraglia. A família diz que foi surpreendida com a notícia e quer respeito com o legado do personagem histórico do clube.
"No nosso entendimento, não se homenageia alguém desomenageando outra. Tomamos essa decisão com muita tristeza. O Joaquim Américo não foi importante só para o Athletico, mas tem um histórico de pioneirismo no esporte e foi a pessoa que construiu o primeiro estádio do Paraná. Estamos bem tristes com isso e teve um movimento bem grande da família", afirmou Renata Modesto Guimarães Fernandes, bisneta de Joaquim Américo e torcedora do Furacão.
+ Confira a tabela completa do Paranaense
"Nós não fomos comunicados sobre a intenção. Soubemos como vocês (da imprensa). Isso para nós foi um grande desrespeito. Ainda estamos vendo o que vamos fazer, mas não achamos legal essa assembleia seguir desta forma. Estamos em contato com várias pessoas, tentamos falar com o Petraglia, para ver o que a gente pode fazer em relação a isso, mas já criamos este abaixo-assinado. E não é uma indignação só da nossa família, mas também de outras pessoas", acrescenta a advogada de 39 anos.
O legado de Joaquim Américo segue na família, que há gerações é ligada e sócia do Athletico. Renata afirma que a família não discorda da importância e que Petraglia tenha que receber homenagens, mas que sejam de outras formas.
"O posicionamento da família não é que o Petraglia não mereça homenagens, longe de nós, ele merece. Mas ele faz parte de um histórico recente do Athletico. Não se pode, muito menos no ano do centenário, desconstituir a história do clube e a tradição. E trocar o nome do estádio, para nós, é fazer isso e destruir um legado de uma pessoa que fez muito pelo futebol", declara.
A assembleia do Conselho Deliberativo do clube para a possível mudança do nome do estádio rubro-nego está marcada para a próxima segunda-feira (26), a partir das 18h30. Hoje, comercialmente, o local é chamado de Ligga Arena.
O abaixo-assinado da família de Joaquim Américo Guimarães pode ser acessado clicando aqui. O documento on-line está perto de alcançar 1.000 assinaturas.