Ex-jogadores de Athletico e Coritiba "voltam para casa" pela seleção brasileira
A vinda da seleção brasileira para a capital paranaense, em setembro, vai trazer de volta craques que despontaram na dupla Athletico e Coritiba.
O goleiro Bento, o volante Bruno Guimarães e o lateral-direito Yan Couto foram convocados pelo técnico Dorival Jr. e vão disputar o jogo conta o Equador, no Couto Pereira, no dia 6 de setembro, às 22h, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Do trio, Bento e Yan nasceram na cidade e vão poder representar a canarinha em casa após 21 anos da última partida da seleção aqui. Bruno é carioca, mas é ídolo no Furacão, onde jogou de 2017 a 2019.
Além do jogo contra o Equador, eles também viajam para Assunção, para o duelo com a seleção do Paraguai, no Defensores del Chaco, no dia 10 de setembro.
+ Seleção brasileira: veja a lista completa de Dorival Jr.
Bento deixou Athletico há um mês
Criado no Furacão, onde atuou por mais de dez anos, entre escolinha, base e profissional, Bento deixou o clube em julho deste ano depois de ser vendido ao Al Nassr, da Arábia Saudita, por R$ 18 milhões de euros. A transferência marcou a maior venda de um goleiro na história do futebol brasileiro.
Pelo Athletico, ele fez 165 jogos, sendo 80 vitórias, 38 empates e 47 derrotas. O arqueiro conquistou dois títulos do Campeonato Paranaense (2023 e 2024) como titular da meta, além de três taças como reserva de Santos (Paranaenses 2019 e 2020 e a Copa Sul-Americana 2021).
Esta é a quinta vez que Bento é convocado para defender a seleção. O jogador disputou a Copa América, nos Estados Unidos, quando ficou no banco de reservas. Como titular, ele disputou amistosos contra Inglaterra e Espanha.
Nas redes sociais, ele comemorou mais uma convocação: "Honrado por mais uma convocação a seleção e com a preparação para os jogos na minha cidade natal! Sentimento inexplicável", escreveu.
Piá do Couto, lateral Yan Couto reencontra Coritiba pela seleção brasileira
Formado no Coxa, Yan Couto defendeu o Coritiba desde a infância e foi vendido ao Manchester City em 2020, por 6 milhões de euros, uma das maiores negociações do Alviverde. Contra o Equador, ele vai reencontrar o Couto Pereira.
O jogador defendeu a seleção brasileira de base na Copa do Mundo Sub-17, em 2019, e foi campeão. Na Europa, defendeu o Girona, da Espanha, Braga, de Portugal e, atualmente, está no Borussia Dortmund, da Alemanha.
Essa é a quinta convocação do lateral para defender a amarelinha. O defensor tambem esteve na lista de Dorival Jr, na Copa América, mas ficou no banco. Yan Couto entrou em campo em duas rodadas das Eliminatórias, contra Venezuela e Uruguai, e em dois amistosos da seleção, contra Espanha e México.
Ídolo do Athletico, Bruno Guimarães celebra volta ao CT do Caju
O volante do Newcastle, Bruno Guimarães, comemorou o retorno à Curitiba e ao CT do Athletico, onde a seleção vai treinar no período em que estiver na capital. "Lar doce lar", escreveu o jogador em uma postagem do Furacão.
Bruno é ídolo do Rubro-negro, onde conquistou o primeiro título da Sul-Americana, em 2018, e a Copa do Brasil, em 2019. Contratado pelo Athletico em 2017, junto ao Audax-SP, ele tem tatuado o título nacional. Em 2020, foi vendido ao Lyon por 20 milhões de euros.
Bruno comemorou o retorno à cidade, que chamou de segunda casa: "Mais uma convocação e com uma felicidade enorme de estar de volta a Curitiba onde tenho uma historia e adotei como minha segunda casa! Que sejam dois jogos maravilhosos para nossa seleção", escreveu.
+ Seleção brasileira escolhe o CT do Caju para preparação para as Eliminatórias