Athletico tem Thiago Heleno e Fernandinho de volta contra o Cerro Porteño
O Athletico conta com retornos importantes na escalação titular para o duelo decisivo diante do Cerro Porteño, do Paraguai, pela partida de volta dos playoffs da Sul-Americana 2024. O jogo que define quem avança às oitavas acontece nesta quinta-feira (24), às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba.
O zagueiro Thiago Heleno e o volante Fernandinho voltam ao time titular depois de cumprirem suspensão na derrota para o Bragantino, no último fim de semana, pelo Brasileirão. Os dois são os principais líderes do elenco rubro-negro ao lado do atacante Pablo.
A tendência é que a dupla retome as vagas que foram preenchidas pelo paraguaio Mateo Gamarra e pelo volante Gabriel.
As principais dúvidas ficam no setor ofensivo. Precisando da vitória para se classificar, o técnico Martín Varini terá que escolher se promove Gonzalo Mastriani como titular, apesar de manter Lucas Di Yorio nos últimos três jogos.
Além disso, são cinco atletas em disputa por duas vagas nas pontas. Canobbio, Julimar, Cuello e Nikão brigam entre si, sendo que o último se recuperou de lesão recentemente e ainda não deve suportar os 90 minutos de jogo.
Com isso, uma provável escalação do Athletico é: Léo Linck; Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick e Zapelli (Christian); Canobbio, Cuello (Julimar) e Di Yorio (Mastriani).
Athletico x Cerro: Furacão treina pênaltis
Após o empate por 1 a 1 no jogo de ida, no Paraguai, o Athletico precisa triunfar para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Ou seja, em caso de nova igualdade, a decisão será nos pênaltis.
No entanto, a fase do Furacão em penalidades não é das melhores. Fernandinho, que assumiu a responsabilidade de ser o cobrador neste ano, perdeu as duas últimas cobranças. O camisa 5 perdeu na vitória sobre o Ypiranga-RS, pela Copa do Brasil, e contra o próprio Cerro, na semana passada.
Após a partida, Fernandinho lamentou os erros e colocou o posto de batedor em aberto. Apesar disso, Varini ressaltou que confia no jogador e que os erros foram uma "casualidade".
Por outro lado, o Cerro Porteño também desperdiçou uma penalidade no jogo de ida. No fim do primeiro tempo, o atacante Diego Churín isolou a cobrança que poderia ter dado vantagem de dois gols aos paraguaios.
A última disputa por pênaltis do Athletico foi a derrota para o Bolívar, na Libertadores 2023. A eliminação nas oitavas de final marcou o fim de uma sequência de 10 classificações seguidas em disputa por pênaltis.
Próximos jogos do Athletico
- 25/07, quinta-feira, às 21h30 - Athletico x Cerro Porteño, na Ligga Arena (playoff da Sul-Americana)
- 28/07 - domingo, às 19h - Cuiabá x Athletico, na Arena Pantanal (Brasileirão)
- 31/07 - quarta-feira, às 19h - Athletico x Bragantino, na Ligga Arena (Copa do Brasil)
- 04/08 - domingo, às 16h - Athletico x Grêmio, na Ligga Arena (Brasileirão)
- 07/08 - quarta-feira, às 19h - Bragantino x Athlteico, no Nabi Abi Chedid (Copa do Brasil)
- 11/08 - domingo, às 19h - Internacional x Athletico, no Beira-Rio (Brasileirão)
+ Mercado da bola do Brasileirão: veja todas as contratações da janela