Emprestado pelo Athletico, Matheus Babi é campeão pelo Peñarol, mas tem futuro indefinido
O atacante Matheus Babi encerrou sua temporada pelo Peñarol com o título do Campeonato Uruguaio. Os uruguaios garantiram a conquista ao vencer o Fénix por 3 a 1, no último domingo (1º), encerrando a competição na liderança com 38 pontos, dois a mais que o rival Nacional.
Emprestado pelo Athletico até o fim do ano, o brasileiro, porém, vive indefinição sobre seu futuro. O jogador quase deixou o clube uruguaio antes do término do empréstimo, mas encerrou a temporada com 20 partidas e marcou quatro gols. O centroavante tem contrato com o Furacão até abril de 2025.
"Estou muito feliz por ter ajudado o Peñarol a conquistar esse título. Sabíamos que era um dos nossos grandes objetivos na temporada e, graças a Deus, conseguimos alcançá-lo", disse o atacante.
"Foi um ano de muito aprendizado para mim. Um país novo, uma liga nova, uma cultura diferente. Posso dizer que essa experiência no Uruguai foi muito enriquecedora. Sobre o futuro, tudo está nas mãos de Deus. Ainda vou parar, analisar e decidir o que é melhor para o próximo ano", acrescentou.
Matheus Babi teve altos e baixos no Peñarol
Em maio, depois de quase seis meses de novo clube, o vice-presidente do Peñarol chegou a dizer que Matheus Babi "não estava dando o resultado esperado". O atacante teve poucas chances ao longo do ano e a imprensa uruguaia chegou a noticiar que o clube tentava encontrar outro destino ao jogador, ou até mesmo uma rescisão do empréstimo.
O Athletico não queria o retorno dele naquele momento, e o jogador permaneceu no Uruguai. Em julho, Babi foi decisivo ao entrar nos minutos finais e marcar o gol da vitória do Peñarol diante do Defensor, por 1 a 0, que garantiu uma vaga para a equipe na final da fase Intermedio do Campeonato Uruguaio.
Atacante chegou ao Athletico com status de maior contratação da história
Em 2021, Matheus Babi chegou ao Athletico vindo do Botafogo. O Furacão pagou R$ 12 milhões ao Serra Macaense, time que possuía o passe, mas o atacante nunca conseguiu corresponder o valor investido. Até hoje o jogador figura entre as 10 maiores contratações da história do clube.
No mesmo ano, o centroavante fez 23 jogos com a camisa rubro-negra, com quatro gols e uma assistência. No entanto, sofreu uma lesão grave de ligamento do joelho direito em julho e ficou quase 10 meses sem jogar.
Voltou a atuar em maio de 2022, mas ganhou chance em apenas nove partidas e não balançou as redes. Já na temporada passada, o atacante jogou emprestado pelo Santa Clara, de Portugal, e pelo Goiás.
Em 2024, fez um jogo pelo Athletico ainda sob o comando de Osorio e participou do gol que deu a vitória sobre o Cianorte por 1 a 0, pelo Campeonato Paranaense. Com futuro indefinido no Athletico, o jogador já pode assinar pré-contrato com outro clube e sair de graça em 2025.