Em novo reencontro, Athletico desafia segundo melhor visitante e vice-artilheiro do Brasileirão
Com apenas o Brasileirão no calendário, o Athletico tem vários desafios nesta terça-feira (15), no fechamento da 19ª rodada do Brasileirão. O Furacão recebe o Cuiabá, às 20h, na Ligga Arena.
O Dourado tem, atualmente, a segunda melhor campanha como visitante do campeonato, ficando atrás apenas do líder Botafogo.
+ Athletico x Cuiabá: Escalações prováveis, como assistir, data e horário
São 16 pontos conquistados até agora jogando fora de casa, com cinco vitórias (América-MG, Cruzeiro, Goiás, Fortaleza e Internacional), um empate (Corinthians) e três derrotas (Palmeiras, Fluminense e Vasco), um aproveitamento de 59%.
No Brasileirão, o Athletico vem de empate com o Santos, em 1 a 1, na Vila Belmiro. A equipe rubro-negra ocupa a sétima posição, com 28 pontos em 18 jogos.
Cuiabá embalado
O Cuiabá chega em alta para enfrentar o Athletico em Curitiba. A equipe está há seis jogos sem perder, com cinco vitórias e um empate no período. Derrotou Santos, Fortaleza, São Paulo, Internacional e Flamengo.
Considerando as últimas 10 rodadas, o Cuiabá tem a terceira melhor campanha do campeonato, atrás de Bragantino (66%) e Botafogo (86%). Neste recorte, o time tem 17 pontos conquistados, com aproveitamento de 62%.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
A grande arma ofensiva é o atacante Deyverson, atualmente o vice-artilheiro do Brasileirão, com oito gols (igual Vitor Roque), e atrás apenas de Tiquinho Soares, do Botafogo, com 13. Em toda a temporada, já são 13 gols em 26 partidas.
Reencontro com António Oliveira
Agora no comando do Cuiabá, o técnico António Oliveira vai reencontrar o Athletico, onde trabalhou em 2020 e 2021. Ele pediu demissão após uma sequência negativa no Brasileirão e o vexame no Campeonato Paranaense, com a eliminação na semifinal para o FC Cascavel. Ele comandou o Furacão em 40 partidas – 21 vitórias, sete empates e 12 derrotas - 58% de aproveitamento.
Esse será o segundo reencontro do técnico com o Furacão. O primeiro foi no ano passado, quando as equipes empataram em 2 a 2 na Ligga Arena, pela 27ª rodada do Brasileirão.
Em 2023, Oliveira comandou o rival Coritiba, onde ficou até abril. Pelo Coxa, António Oliveira somou sete vitórias, sete empates e três derrotas em 17 jogos.
Em sua segunda passagem pelo Cuiabá, o técnico português soma atualmente sete vitórias, três empates e apenas duas derrotas - aproveitamento de 66,6%. Ele assumiu o Dourado na 18ª posição do Brasileirão - hoje é o oitavo na tabela.