Fora dos planos de Cuca, Di Yorio deve deixar o Athletico
Fora das opções do técnico Cuca, o atacante Lucas Di Yorio deve ser negociado e deixar o Athletico agora no meio do ano. Segundo o jornalista César Luis Merlo, o Colo-Colo, do Chile, tem negociações avançadas pelo jogador de 27 anos.
A expectativa é que o empréstimo, com opção de compra ao fim de 2024, seja concretizado nos próximos dias. O atleta deve chegar para ser a referência do ataque e o primeiro reforço do El Cacique para o segundo semestre.
Contratado por cerca de R$ 11 milhões no início do ano, a pedido de Juan Carlos Osorio, Di Yorio nunca se firmou no ataque rubro-negro. Preterido por Cuca, o argentino não foi nem sequer relacionado nos dois últimos jogos do Furacão - vitória sobre o Criciúma e no empate diante do Flamengo. O período casa com o interesse do Colo-Colo no jogador.
O clube chileno conta com outros dois ex-jogadores do Athletico - o volante Esteban Pavez e o meio-campista Arturo Vidal e mira ir longe na Libertadores - o duelo das oitavas será contra o Junior Barranquilla.
De forma indireta, Di Yorio teve influência na demissão de Osorio, que completou 12 jogos à frente da equipe rubro-negra. Na derrota por 1 a 0 para o Londrina, pelas quartas de final do Campeonato Paranaense, o técnico deixou o argentino em campo e preteriu o uruguaio Gonzalo Mastriani, que ficou no banco de reservas durante os 90 minutos.
Após o jogo, Osorio explicou que foi uma "escolha pessoal". A entrevista depois do tropeço antecedeu a demissão do colombiano.
Com mais chances, Mastriani e Pablo têm melhores números
Di Yorio soma dez jogos e quatro gols com a camisa do Athletico nesta temporada. Dois foram no Campeonato Paranaense e outros dois na primeira fase da Copa Sul-Americana. O último deles foi na derrota por 2 a 1 para o Danubio, do Uruguai, pela quinta rodada do Grupo E, no dia 15 de maio.
Os números são piores do que em relação à concorrência. Pablo tem 26 jogos e marcou 10 gols na temporada, enquanto Mastriani participou de 23 duelos e marcou 12 gols.
Revelado pelo Aldosivi, da Argentina, Di Yorio teve passagens pelo LDU Portoviejo, do Equador, e Cerro Largo, do Uruguai, antes de chegar ao Pachuca, do México. O melhor momento da carreira foi quando foi emprestado ao Everton, do Chile, onde marcou um gol a cada duas partidas - 22 jogos e 11 gols.
Contudo, o grande auge foi ter marcado o gol que deu ao título da Liga dos Campeões da Concacaf ao Club León, também do México.
Na sua última passagem ao Pachuca, antes de se transferir ao Athletico, Di Yorio marcou dois gols em 16 jogos.
Sem a presença de Di Yorio, o Furacão se prepara para enfrentar o Botafogo pela décima rodada do Brasileirão. O jogo acontece nesta quarta-feira (19), às 19h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Jogos do Athletico no mês de junho pelo Brasileirão 2024
- 19/06, quarta-feira, às 19h - Botafogo x Athletico, no Nilton Santos
- 23/06, domingo, às 16h - Athletico x Corinthians, na Ligga Arena
- 26/06, quarta-feira, às 19h - Cruzeiro x Athletico, no Mineirão
- 30/06, domingo, às 18h30 - Vitória x Athletico, no Barradão