Libertadores 2023

Destaques, momento e velhos conhecidos: os adversários do Athletico

Atlético-MG, Alianza Lima e Libertad serão adversários do Athletico

Peru, Paraguai e Belo Horizonte. Esse será o caminho do Athletico na fase de grupos da Libertadores 2023. Cabeça de chave do Grupo G, o Furacão vai enfrentar, respectivamente, Alianza Lima, Libertad e Atlético-MG.

continua após a publicidade

Os três são velhos conhecidos do Rubro-Negro. Em 2000, o Rubro-Negro disputava a Libertadores pela primeira vez, depois de se classificar com o título da Seletiva. Na fase de grupos, enfrentou o Alianza Lima. E depois, nas oitavas, acabou sendo eliminado pelo Galo nos pênaltis. Já o Libertad foi adversário do Furacão nas edições de 2005 (fase de grupos) e 2022 (fase de grupos e oitavas de final).

+ Veja a tabela da Libertadores 2023

Esta será a nona participação na Libertadores: 2000, 2002, 2005, 2014, 2017, 2019, 2020 e 2022.

Na fase de grupos, o primeiro adversário do Athletico será o Alianza Lima, fora de casa. As datas previstas são 4, 5 ou 6 de abril, a serem definidas pela Conmebol.

continua após a publicidade

Alianza Lima

Em 2000, quando fez a sua estreia na Libertadores, o Athletico encarou o Alianza Lima, no Peru, e venceu com tranquilidade por 3 a 0, com gols de Luisinho Netto, Lucas e Kelly. No jogo em Curitiba, mais uma vitória rubro-negra, por 2 a 1, com gols de Luisinho Netto e Lucas.

O Alianza Lima volta a aparecer no caminho do Furacão na Libertadores de 2023. Na disputa da Liga 1, o Campeonato Peruano, o clube está na terceira colocação. Em sete jogos, foram cinco vitórias conquistadas e duas derrotas.

Um dos principais nomes do elenco do Alianza Lima é o veterano Hernan Barcos, 38 anos. Com passagens marcantes por Palmeiras e Grêmio, o atacante argentino realizou está há três temporadas no clube peruano. No ano passado, Barcos fez 41 jogos e marcou 18 gols. Em 2023, foram cinco partidas e um gol marcado. Outro nome é Cristian Cueva, que passou por times como São Paulo e Santos.

continua após a publicidade

Na disputa da Libertadores 2023, o Athletico estreia na competição justamente contra o Alianza Lima, na semana de 5 de abril, no Peru.

Barcos, atacante do Alianza Lima

Atlético-MG

Único duelo entre times brasileiros na fase de grupos será o confronto entre os Atléticos, Paranaense e Mineiro. Campeão da Libertadores em 2013, o Galo atualmente é comandado pelo argentino Eduardo Coudet, que chegou em novembro do ano passado para ocupar o lugar deixado por Cuca.

Finalista do Campeonato Mineiro, contra o América-MG, o Galo chegou à fase de grupos depois de passar por Carabobo, da Venezuela, e Millonarios, da Colômbia, na pré-Libertadores.

Um dos grandes destaques da equipe mineira é Hulk, atualmente o vice-artilheiro do Mineiro, com oito gols, um atrás de Daniel Amorim, do Tombense. Na temporada, ele possui 10 gols em 12 jogos.

Entre os reforços que chegaram na temporada estão Paulinho, Bruno Fuchs, Edenilson, Paulo Henrique, Igor Gomes, Patrick, Mauricio Lemos e Renzo Saravia. O volante Otávio, revelado no Furacão, está no atual elenco.

Hulk e Paulinho, do Atlético-MG

Libertad

O Athletico reencontra o Libertad, do Paraguai, pelo segundo ano seguido na fase de grupos. Em 2022, o confronto se estendeu também para a fase seguinte, nas oitavas de final, com classificação atleticana após vitória em Curitiba (2 a 1) e empate em Assunção (1 a 1).

Assim como no ano passado, o Gumarelo lidera o campeonato local. Em oito jogos são seis vitórias, um empate e uma derrota.

O time segue comandado pelo argentino Daniel Garnero, tem a mesma base e ainda conta vários veteranos na equipe, como Óscar Cardozo e Roque Santa Cruz. O artilheiro da temporada, no entanto, é o atacante Melgarejo, com 12 tentos.

O elenco também conta com outros nomes conhecidos, como o goleiro uruguaio Martín Silva, ex-Vasco, o volante Ramón Martínez, ex-Atlético-MG e Coritiba, e o zagueiro Alexander Barboza, que foi alvo do Furacão em 2019.

Na história, Libertad e Athletico ambém já se encararam em 2005, ano em que o Rubro-Negro alcançou a grande final. Foram duas vitórias atleticanas: 1 a 0 na Arena da Baixada e 2 a 1 no Defensores del Chaco.

Athletico x Libertad se encontraram na última Libertadores

+ Libertadores 2023: quanto ganha o campeão?

Jogos do Athletico

1ª rodada (4 de abril, terça-feira – 19h) – Alianza Lima x Athletico
2ª rodada (18 de abril, terça-feira – 21h) – Athletico x Atlético-MG
3ª rodada (4 de maio, quinta-feira – 21h) – Libertad x Athletico
4ª rodada (23 de maio, terça-feira – 19h) – Atlético-MG x Athletico
5ª rodada (6 de junho, terça-feira – 19h) – Athletico x Libertad
6ª rodada (27 de junho, terça-feira – 19h) – Athletico x Alianza Lima

Exit mobile version