Reforço

Dedé assina contrato de produtividade e fecha com o Athletico até dezembro

Por
UmDois Esportes
31/03/2022 13:28 - Atualizado: 04/10/2023 16:51
Dedé com a camisa do Athletico.
Dedé com a camisa do Athletico. | Foto: Fábio Wosniak/Athletico

O zagueiro Dedé é mais um reforço do Athletico para a sequência da temporada. Com histórico de lesões, o jogador de 33 anos assinou um contrato de produtividade com o Furacão até o final do ano. Segundo o presidente Mario Celso Petraglia, o defensor procurou o clube.

"Acabamos de dar oportunidade a ele, que quis vir, nos procurou, quer uma oportunidade, sabe que o Athletico tem uma infraestrutura, que vamos tentar recuperá-lo. Pode ser que dê, que não dê certo. As nossas portas estão abertas", disse em entrevista à Rádio Transamérica na última terça-feira (29).

Dedé estava na Ponte Preta desde dezembro. Ele tinha contrato até o final da Série B, mas rescindiu após disputar apenas dois jogos pela Macaca, ambos como titular, contra Inter de Limeira e Água Santa, ambos pelo Paulistão. Neste perído, ele teve lesões musculares. O jogador chegou nesta terça-feira (29) a Curitiba e passou pelos exames médicos no CT do Caju.

Antes de acertar com a Ponte, o zagueiro estava no Cruzeiro, onde foi bicampeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Cruzeiro. Porém, ele sofreu com lesões no time mineiro, e chegou a ficar dois anos longe dos gramados. A última lesão grave foi no joelho direito.

A contratação de Dedé foi a solução do Athletico para trazer experiência ao elenco e reforçar a zaga, já que Thiago Heleno vai passar por uma cirurgia no ombro e deve voltar aos gramados somente em junho. No Athletico, Dedé terá a concorrência de Lucas Fasson, Matheus Felipe, Nicolás Hernández, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo.

Dedé estava na Ponte Preta, onde fez somente dois jgos
Dedé estava na Ponte Preta, onde fez somente dois jgos

Lesões na carreira

Anderson Vital da Silva, mais conhecido como Dedé, foi revelado pelo Volta Redonda-RJ. Ele chegou ao Vasco em 2009, onde ficou até 2013. No clube cruzmaltino, teve destaque e chegou a ser convocado para a seleção brasileira e foi campeão da Copa do Brasil 2011.

Em 2013, o Cruzeiro contratou o zagueiro, na época com o custo de 5 milhões de euros. Ao todo foram oito anos na Raposa, com 188 jogos, com 15 gols e sete títulos: bicampeão do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014), bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018), além de três Mineiros.

Foi no Cruzeiro que o zagueiro sofreu com lesões. A primeira aconteceu no final de 2014, quando passou por uma cirurgia no joelho direito e ficou 450 dias afastado, voltando a jogar em janeiro 2016. Quando retornou, teve uma fratura na patela e precisou fazer outro procedimento cirúrgico. Foram quase 400 dias longe dos gramados. O zagueiro voltou a jogar em março de 2017, mas teve um edema ósseo no joelho: mais 271 dias fora de combate. Dedé ainda passou por outra cirurgia em outubro de 2019. Ele só voltou a jogar pela Ponte Preta, em 2022, onde chegou com status de principal contratação para a temporada.

"Tenho muita fé na vida. Muita fé nas coisas positivas”, resume Dedé, quanto aos períodos mais difíceis que enfrentou. “Anos atrás, eu estava deitado em uma maca para ser submetido a um tipo de cirurgia que o futebol nunca havia visto. Fiquei inclusive por muito tempo sem andar direito. Mas agora estou aqui. E considero esta oportunidade no Athletico Paranaense como a chance da minha vida. E com certeza, vou trabalhar para dar muita alegria ao clube e ao torcedor pela confiança em mim”, promete o zagueiro, que comenta sobre a sua condição atual.

“Sempre me dedico ao máximo ao meu trabalho. Fisicamente, estou muito bem. Mentalmente, quanto ao meu estado físico e condição de jogar, estou muito bem. Então, acho que é uma questão do tempo para que eu possa restabelecer tudo e voltar a atuar em alta performance. Pouco a pouco, vou conquistando meu espaço e crescendo dentro do clube”, vislumbra.

Dedé vestirá a camisa 3 do Furacão, antes vestida por Lucho González.

Reforços

Os últimos reforços trazidos pelo Athletico são os volantes Hugo Moura (Flamengo), Matheus Fernandes (Palmeiras) e Bryan García (Independiente del Valle); os meias Agustín Canobbio (Peñarol), Marlos (Shakhtar Donetsk) e Vitor Bueno (São Paulo); os atacantes Marcelo Cirino (Bahia), Pablo (São Paulo), Tomás Cuello (Red Bull Bragantino) e Vitinho (Dínamo de Kiev-UCR) e o lateral-direito Orejuela (São Paulo).

Veja também:
Mike Tyson recebe oferta inusitada após luta
Mike Tyson recebe oferta inusitada após luta
Com passagem apagada pelo Coritiba, atacante do Racing é o artilheiro da Sul-Americana
Com passagem apagada pelo Coritiba, atacante do Racing é o artilheiro da Sul-Americana
Reforço gringo do Coritiba desabafa sobre temporada e fala sobre futuro no clube
Reforço gringo do Coritiba desabafa sobre temporada e fala sobre futuro no clube
Lutadora fica inconsciente após nocaute e sai do UFC China de maca
Lutadora fica inconsciente após nocaute e sai do UFC China de maca

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Destaque, atacante não veste mais a camisa do Athletico em 2024
Desfalque

Destaque, atacante não veste mais a camisa do Athletico em 2024

Athletico tem desfalque na defesa e retorno no ataque para encarar o Bahia
Brasileirão

Athletico tem desfalque na defesa e retorno no ataque para encarar o Bahia

FPF divulga tabela do Paranaense 2025 com clássico na abertura; veja os jogos
Campeonato Paranaense

FPF divulga tabela do Paranaense 2025 com clássico na abertura; veja os jogos

Dedé assina contrato de produtividade e fecha com...