De “rolê” com Alex Mineiro por Belo Horizonte; as dicas do herói do Athletico e o palpite para a final
No Brasileirão de 2001, Alexander Pereira Cardoso, o Alex Mineiro, deixou o seu nome marcado na história do Athletico. Ao fazer oito gols na fase final da competição e se consagrar artilheiro do campeonato, o agora ex-atacante foi um dos grandes heróis da conquista do título nacional daquele ano.
Após ter encerrado a carreira como atleta em 2010, com a camisa rubro-negra, Alex Mineiro voltou para as suas origens. Em Belo Horizonte, sua terra natal, o ex-jogador conhece cada rua e, em papo exclusivo com o UmDois Esportes, deu dicas sobre a cidade para os atleticanos que irão comparecer ao primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, no próximo domingo, no Mineirão.
Lagoa da Pampulha e arredores
Um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte é a região da Pampulha, que foi apontada pelo artilheiro Alex Mineiro como um dos seus lugares favoritos da capital.
Na região da Lagoa da Pampulha é onde estão localizados o Estádio Mineirão, palco do primeiro duelo decisivo, e o Ginásio Mineirinho, assim como o Museu de Arte Moderna, o Parque Ecológico da Pampulha e a Igreja de São Francisco. "A Pampulha é um ponto muito legal para visitar", destaca o ex-atleta, que aposentado passou a investir no ramo da construção civil.
Comida típica favorita do campeão
Minas Gerais possui diversos pratos típicos de dar água na boca. Para quem vai a Belo Horizonte, vale a pena dar uma passada no Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744).
Pão de queijo, doce de leite, vaca atolada, leitão a pururuca, torresmos e feijão tropeiro são alguns dos principais pratos da capital mineira e sua culinária clássica. Mas, o que o ídolo do Furacão recomenda aos torcedores, é o tradicional frango com quiabo. "Eu gosto muito. A culinária mineira é espetacular", ressalta Alex Mineiro.
A capital dos botecos
Conhecida como "a capital dos botecos no Brasil", Belo Horizonte tem diversas atrações para quem curte aquele happy hour com a galera ou até mesmo invadir noite adentro em alguma balada.
Um dos bairros mais tradicionais e boêmios da cidade é o Santa Tereza. Para quem gosta de música, boa comida e bebidas, ali é o ponto. Outras regiões que se destacam pela vida boêmia são a Savassi, a Rua Sapucaí e a Rua Alberto Cintra.
O "point" preferido do artilheiro rubro-negro é a Cervejaria Albanos, que fica no bairro Sion (Rua Pium-Í, 611). "Bar e restaurante é o que mais tem em Belo Horizonte. Minha preferida é a Albanos, que tem chopp, cerveja e comidas variadas. Vale muito a pena", exalta Alex Mineiro.
Mas e a decisão, artilheiro?
Alex Mineiro vestiu as camisas dos três grandes clubes de Belo Horizonte, mas, a identificação maior mesmo foi com o Athletico, principalmente, após o feito histórico no Brasileirão de 2001. Com isso, a torcida do craque para a grande final só poderia ser uma.
"A expectativa é de um grande jogo, duas equipes vivendo um momento especial no ano, com conquista importantes. Espero que o Athletico posso conquistar o bicampeonato", diz o ex-jogador.
"O Athletico vive um momento muito bom, chegou à final com méritos, acho que o clube dá as condições necessárias para que os atletas possam desenvolver seu potencial dentro de campo e está colhendo os frutos nas últimas temporadas", completa Alex Mineiro.