De jogador de R$ 10 milhões a titular absoluto: a trajetória de Abner no Athletico
O lateral-esquerdo Abner deixou o Athletico e parte para a sua primeira experiência fora do Brasil.
O jogador de 22 anos foi vendido pelo Furacão para o Betis e deixa o clube após dois anos e meio, numa trajetória que começou com dificuldades, passou pela conquista de medalha olímpica e títulos pelo Rubro-Negro. Ele tinha contrato até julho de 2025. No clube espanhol, assinou até 2029.
O menino de Presidente Prudente (SP) de 19 anos chegou ao CT do Caju em junho de 2019 com o peso de ser, na época, a contratação mais cara do Athletico, que pagou R$ 10 milhões da multa rescisória pela revelação da Ponte Preta.
Além do alto investimento, movimento criticado por parte da torcida rubro-negra, Abner também carregava a responsabilidade de substituir o xodó Renan Lodi, que havia sido vendido para o Atlético de Madrid.
Na ocasião, o lateral também era monitorado pelo Porto e Sporting, de Portugal, e também despertado o interesse de clubes como Corinthians e Atlético-MG.
Trajetória
O começo não foi fácil. No início, teve que lidar com críticas de parte da torcida rubro-negra, mas aos poucos foi evoluindo e se consolidando na equipe.
Se tornou titular do time em 2020, foi campeão paranaense naquele ano e terminou 2021 soberano na posição no título da Copa Sul-Americana. Ao todo, Abner fez 147 jogos pelo Furacão, por sete competições diferentes, marcou cinco gols e deu 17 assistências.
Após três temporadas e meia no Athletico, Abner colecionou momentos. O clube foi fundamental na consolidação como jogador profissional. Em especial, a temporada 2022 foi importante para o lateral, que terminou o ano com o seu maior número de jogos na carreira.
Titular absoluto, foram 52 partidas pelo Athletico, com um gol marcado e seis assistências. Em números, só ficou atrás de Terans em partidas (Terans com 53) e assistências (Terans com nove e Abner com seis).
O ápice quando conquistou a medalha de ouro com a seleção brasileira, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Ele foi convocado pelo técnico André Jardine, ao lado do goleiro Santos. No Japão, Abner participou de uma partida, contra a Arábia Saudita - Guilherme Arana, do Atlético-MG, era o titular.
Abner soma 163 jogos na carreira profissional – 147 pelo Athletico, outros 13 pela Ponte Preta e mais três pela Seleção Brasileira Olímpica.
Abner no Athletico
Jogos: 147
Gols: 5 (2020: Santos, Flamengo e Corinthians; 2021: Aucas; 2022: Ceará)
Assistências: 17
Títulos: Campeonato Paranaense 2020 e Sul-Americana 2021