De gandula na Copa 2014 a reforço do Athletico: quem é Fernando, novo lateral-esquerdo
Último reforço apresentado pelo Athletico, o lateral-esquerdo Fernando pode ganhar uma chance na partida contra o Aruko, nesta quarta-feira (18), pelo Campeonato Paranaense. O jogador de 23 anos foi oficializado pelo clube no domingo (25), como reposição para a saída de Abner, vendido para o Betis, da Espanha, e assinou contrato com o Furacão até o final de 2026.
+ Veja as contratações do Athletico em 2023!
O UmDois Esportes traz mais sobre a carreira, trajetória e números do jogador!
Trajetória
De família humilde, Fernando Augusto Pereira Bueno Júnior começou no Novo Horizonte, clube de Santa Maria (RS) focado em categorias de base e especializado em descobrir atletas. Na época, o clube fazia mapeamento pela região e descobriu o menino, que morava no bairro Vila Lídia, na região central de Santa Maria. Levado pelo pai ainda com seis anos, fez uma avaliação e foi aprovado.
Em 2013, Fernando foi campeão da Copa Coca-Cola com o Novo Horizonte e, como premiação, foi gandula em jogos da Copa do Mundo 2014, junto com outros 15 colegas de time. O auge foi estar presente na final disputada entre Alemanha e Argentina, no Maracanã. Além disso, também viajou com toda a equipe para o Egito, incluindo a participação de eventos ao lado de Pelé.
Com 15 anos, Fernando ficou um período no sub-17 do Barra FC, de Balneário Camboriú. Dispensado, voltou para Santa Maria e atuou pelo sub-17 do Novo Horizonte, onde foi vice-campeão. Em seguida, se transferiu para o Inter de Santa Maria, na segunda divisão gaúcha, com o objetivo de ganhar experiência. Depois de passagens breves por Mirassol e Ferroviária, apareceu a Chapecoense, em 2018, que deu uma oportunidade na base. Foi no clube catarinense que o lateral se profissionalizou.
Entre 2020 e 2021, o jogador foi emprestado para o São Luiz (RS), chegando a vestir a camisa 10, e Marcílio Dias (SC), onde jogou como volante e atacante de lado, até retornar para a Chape, onde se firmou mesmo na Série B 2022.
As atuações pela Chape chamaram a atenção de clubes como Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Athletico e Coritiba - o último, inclusive, apresentou proposta pelo jogador. O Athletico passou a monitorá-lo em novembro, quando Felipão gostou das atuações do atleta.
Lateral "maleável"
Quem descobriu e lapidou o talento de Fernando foi Guilherme Ruy, coordenador técnico do Novo Horizonte. Ele conheceu o jogador aos 10 anos e conta mais sobre seus primeiros passos.
"Comigo ele sempre foi lateral, mas ele já jogou como atacante, ponta esquerda, e meia, jogando de 10. É um lateral acima da média, muito disciplinado. Ele é bem equilibrado, não é ofensivo de jogar acima da linha o tempo todo, e nem tão defensivo, ele tem um equilíbrio interessante", disse em entrevista ao UmDois Esportes.
Guilherme ressaltou a última temporada de Fernando, jogando pela Chape, onde era terceira opção para a lateral, mas logo se firmou e terminou a temporada com 48 jogos disputados. Ele também pontuou sobre a personalidade do jogador.
"Foi um ano muito bom pra ele. Ele é bem quieto, reservado, fechado e fala o necessário, mas acima de tudo muito profissional. Passou por dificuldades na época em que esteve no São Luiz e Marcílio Dias, mas nada nunca o abalou, ele sempre correu atrás".
O que esperar?
Com a responsabilidade de substituir Abner, Fernando só terá a concorrência de Pedrinho na lateral esquerda. Gilson Alves, jornalista de Santa Maria, ressalta as qualidades do jogador.
"O conheci a partir de 2017, no Inter de Santa Maria. Chamou a atenção pela qualidade técnica na perna esquerda. Ficou só uma competição aqui e logo foi negociado. Ele passa a impressão de ser um cara concentrado, humilde, que joga futebol e só. Não se deslumbrou. Tem tudo pra crescer ainda mais na carreira. O Athletico contratou um baita reforço. Ele joga simples, mas não é de cometer erros", opina.
Guilherme Ruy aponta as características que podem prevalecer em sua passagem pelo Furacão.
"Muito regular, não é de se lesionar, é daqueles atletas que você sempre pode contar, independente do desgaste dos jogos. Taticamente ele é muito maleável, e se adapta fácil ao que o treinador pede. Na Chape, que lutou para não cair, ele jogava um pouco mais recuado, compondo linhas e apoiando pouco. Mas num time como o Athletico, que joga pra frente, ele vai poder mostrar os recursos que aprendeu ao longo do tempo em outros cubes, pode pisar na área, espetar, jogar de ponta se precisar, enfim, em todas as as posições pelo lado do campo. E tudo isso somado à parte física dele, que é impressionante. Na Chape apelidaram ele de 'Homem de Ferro', ele tem muita força e velocidade. A gente acredita muito que vai dar certo", avaliou o coordenador técnico.
Ficha técnica
Nome completo: Fernando Augusto Pereira Bueno Júnior
Nascimento: 14/09/1999 (Santa Maria-RS)
Posição: lateral-esquerdo
Altura: 1,81m
Carreira: Chapecoense, São Luiz (RS) e Marcílio Dias (SC).