Cuca faz melhor início de trabalho dos últimos 15 anos no Athletico
O técnico Cuca tem 100% de aproveitamento no comando do Athletico. São quatro vitórias em quatro jogos. O começo de trabalho no clube do coração é o melhor da sua carreira desde 2009.
A última vez que o comandante de 60 anos iniciou tão bem em um clube foi pelo Flamengo, quando teve cinco vitórias seguidas naquele ano, conquistando o título do Campeonato Carioca. Ou seja, para superar a marca pelo Furacão, Cuca precisa de vitórias sobre Sportivo Ameliano, na estreia da Sul-Americana, e Maringá, no jogo de volta da final do Paranaense.
+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024
O ano de 2009, inclusive, foi marcante para Cuca. Ele foi demitido do Fla em julho e assumiu o rival Fluminense em agosto. O início no Tricolor teve uma vitória, dois empates e uma derrota, mas a campanha terminou sendo histórica. Além de salvar o Flu do rebaixamento, o jogo decisivo cravou o rebaixamento do Coritiba no centenário alviverde, em pleno Couto Pereira.
Desde então, mesmo nas temporadas mais vitoriosas, Cuca não teve vitórias seguidas nos inícios de trabalho. Pelo Palmeiras, onde foi campeão brasileiro em 2016, o treinador teve três derrotas e um empate. Já pelo Atlético-MG, em 2021, ano da tríplice coroa do Galo, foram três vitórias e uma derrota.
Contratado pelo Furacão para substituir Juan Carlos Osorio, em 4 de março, Cuca deu nova cara ao time logo na estreia diante do Londrina, na goleada por 6 a 0, pelas quartas de final. Depois venceu duas vezes o Operário nos duelos das semifinais, por 2 a 1 e 1 a 0.
Pelo primeiro jogo da decisão do Estadual, nova vitória pelo placar simples agora sobre o Maringá no Willie Davids. No período então foram 10 gols marcados e apenas um sofrido.
A finalíssima entre Athletico e Maringá, que pode garantir o primeiro título de Cuca sob o comando do Furacão, será no próximo sábado (6), às 17h, na Ligga Arena, em Curitiba. Antes, no entanto, a equipe estreia na Sul-Americana contra o Sportivo Ameliano, na terça-feira (2), às 21h30, no Paraguai.