Cuca descarta poupar jogadores no Athletico: "Não estou preocupado"
A escalação do Athletico com força máxima na partida contra o Rayo Zuliano surpreendeu os torcedores antes da partida pela Sul-Americana, a primeira em casa como mandante na competição. A equipe veio de vitória sobre o Maringá, por 3 a 0, no último sábado (6), que rendeu o bicampeonato paranaense, e está prestes a estrear no Brasileirão, diante do Cuiabá, no próximo domingo (14).
Mas o técnico Cuca não quis saber de rodar o time e só não contou com um jogador - o meia argentino Zapelli, com problemas estomacais. De resto, mandou a equipe titular a campo com Bento; Léo Godoy, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick e Cuello; Canobbio, Julimar e Pablo.
Em campo, o Furacão não tomou nenhum conhecimento da equipe venezuelana e aplicou uma goleada de 6 a 0 na Ligga Arena. Sem Bento praticar nenhuma defesa, o Rubro-Negro marcou com Fernandinho, Esquivel, Canobbio (2), Pablo e Mastriani, mantendo a liderança do Grupo E e os 100% na competição.
+ Veja todas as notícias do Athletico no UmDois Esportes
"Não estou preocupado com desgaste, porque os caras aqui são muito profissionais. Nós não festejamos o título (do Paranaense). A gente foi campeão, cada um foi pra sua casa, não teve festa, e teve trabalho no outro dia. E eles estavam prontos para jogar (contra o Zuliano). Fisiologicamente todos estavam em condições. Não tenho porque preservar se você está em condição de jogo, se vai jogar só no domingo, e hoje é terça. Mas, fora isso, não estou precupado porque amanhã cedo nós treinamos. Um grupo muito profissional, onde se descansa e recupera-se bem, não tem porque preservar ninguém. Temos que continuar nessa batida boa que a gente está".", disse em entrevista coletiva após o jogo.
No segundo tempo, Cuca promoveu as entradas de Alex Santana, Christian, Mastriani, Madson e Di Yorio nos lugares de Leo Godoy, Fernandinho, Cuello, Julimar e Pablo, respectivamente. O treinador elogiou o desempenho da equipe, principalmente na primeira etapa.
"A equipe se portou bem desde o primeiro momento e competiu bastante, o que é muito importante nessa competição, se impôs e mostrou seu jogo. Ao natural, tomamos conta dos espaços, aproveitamos bem a velocidade com os homens de frente. E fizemos um grande jogo, principalmente na primeira etapa, com quatro gols e criando bastante. Na segunda etapa, lógico que se diminui o ritmo, mas mesmo assim continuou jogando bem".
Com sete jogos e sete vitórias no comando, Cuca ainda destacou a importância de o Athletico se classificar em primeiro do grupo na Sul-Americana.
"Eu tenho rodado bem, quase todos já tiveram oportunidades. Preservar jogador quando tiver que ser. Esse campeonato premia muito quem chega em primeiro, você traz todos os mata-matas pra casa depois. Passa só o primeiro, o segundo vai disputar com os times da Libertadores. Não podemos poupar, temos que passar em primeiro na nossa chave", ressaltou.
A próxima partida na Sul-Americana será diante do Danubio, do Uruguai, no dia 24 de abril, uma quarta-feira, às 19h, em Montevidéu, no Uruguai, pela terceira rodada. O Athletico volta a campo na estreia do Brasileirão 2024, diante do Cuiabá, no próximo domingo (14), às 16h, novamente na Ligga Arena.
- Contra o Zuliano, Athletico aplica maior goleada em torneios continentais
- Fernandinho anota pelo terceiro jogo seguido e iguala marca de 2023