Cuca avalia trabalho e admite que pedirá reforços para o Brasileirão
Com 100% de aproveitamento em cinco jogos, o técnico Cuca avaliou seu trabalho à frente do Athletico. Mesmo com oscilações de desempenho no período e até na goleada por 4 a 1 sobre o Sportivo Ameliano, pela estreia da Sul-Americana, o treinador acredita estar fazendo um grande trabalho.
"Todo mundo quer que o time dele tenha o melhor desempenho possível. Mas se você for buscar hoje no Brasil, olha os outros grandes clubes como foram fora de casa. E se a gente valorizar o nosso Estadual, eu digo que estamos fazendo um grande trabalho. Mas não sou eu que tenho que avaliar meu trabalho, são vocês. Mas eu vim para o Athletico para dar o meu melhor, tirar o melhor dos jogadores e para ter conquistas", afirmou Cuca.
Com as cinco vitórias em cinco partidas, o curitibano tem seu melhor início de trabalho dos últimos 15 anos. A última vez que começou tão bem em um clube foi no Flamengo de 2009, com seis vitórias seguidas.
Cuca também admitiu que vai conversar com a diretoria para pedir reforços para o Brasileirão, que inicia no dia 13 de abril. A janela nacional ficará aberta até o dia 19 de abril para contratações de atletas que atuaram nos estaduais. A prioridade do Athletico é pela contratação de um ponta.
"Quando acabar o campeonato [Paranaense] e um pouco antes de começar o Brasileiro, eu vou ter um dossiê que vou entregar para a diretoria, dizendo 'olha eu tenho isso, não tenho isso' e nós vamos discutir de que forma nós podemos ficar mais fortes para a competição mais importante e mais difícil, que vai premiar as equipes que têm melhores plantéis. E eu acho que a gente pode entrar com uma melhora de plantel", revelou.
Cuca explica utilização de esquema com três zagueiros
O técnico Cuca ainda explicou a utilização do esquema com três zagueiros na partida contra o Sportivo Ameliano. O Furacão teve alguns erros defensivos no primeiro tempo e acabou sofrendo um gol. No segundo tempo, o treinador tirou Gamarra e voltou a jogar apenas com dois zagueiros (Pedro Henrique e Thiago Heleno).
"Quando se joga com três zagueiros com saída qualificada é mais difícil para o adversário marcar. Você consegue aprofundar os alas e trazer os extremos pra dentro. Quando os alas jogam por dentro… É um esquema que dá versatilidade e a marcação do adversário se torna muito mais confusa. E existem as mudanças de sistema que fazemos durante os jogos também, como aconteceu hoje", finalizou.
Cuca pode conquistar seu primeiro título pelo Athletico diante do Maringá pelo Paranaense. A finalíssima será neste sábado (6), às 17h, na Ligga Arena.