Goleada no Londrina e invicto há oito jogos: como chega o Ypiranga contra o Athletico
Athletico e Ypiranga se enfrentam nesta quarta-feira (1º), às 18h, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, pela terceira fase da Copa do Brasil. O adversário do Furacão chega em boa fase para o confronto.
O Ypiranga vem de três vitórias seguidas. A última delas uma goleada por 4 a 0 sobre o Londrina, em pleno Estádio do Café, pela segunda rodada da Série C. O time também venceu o CSA por 3 a 1, também na Série C, e o Porto Velho-EC por 2 a 0, pela segunda fase da Copa do Brasil.
Antes, foram cinco empates seguidos. Ou seja, o Ypiranga não perde há oito partidas. A última derrota foi para o Avenida por 2 a 0, fora de casa, pelo Gauchão.
+ Confira a tabela completa da Copa do Brasil 2024
A boa fase recente, no entanto, não reflete no histórico geral da temporada. Em 15 jogos, são quatro vitórias, oito empates e três derrotas, com 17 gols marcados e 16 sofridos.
No Campeonato Gaúcho, por exemplo, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase. E só escapou do rebaixamento por um ponto após a chegada do jovem técnico Thiago Carvalho (35 anos), que substituiu Jerson Testoni, hoje no Cianorte, durante o torneio.
Destaques e time-base do Ypiranga
O artilheiro do time é o atacante Zé Vitor, que já marcou quatro gols, mas é reserva. Outro nome, que é conhecido no futebol paranaense, é do meia Alisson Taddei, que passou por Operário, Paraná Clube e São Joseense, e já marcou dois gols.
Além de Taddei, o volante Andersn Uchôa também já defendeu o Tricolor, por duas temporadas, em 2015 e 2016. O capitão é o lateral-direito Gedeílson, que esteve na seleção do Gauchão 2022, e voltou ao clube na temporada.
Um time-base do Ypiranga tem: Alexander; Gedeílson, Fernando, Windson e William Gomes; Anderson Uchôa, Lucas Marques e Alisson Taddei; Jhonatan Ribeiro, Zé Vitor e Edson Carius.
Curiosidades
Assim como o Athletico, o Ypiranga completa 100 anos em 2024. O time foi fundado em 18 de agosto de 1924 e está vivendo uma temporada de celebrações. Inclusive, também lançou um selo do centenário. Este será o primeiro confronto entre Furacão e Canarinho, apelido da equipe gaúcha.
Na Copa do Brasil, o Ypiranga, ao contrário do Rubro-Negro, campeão em 2019, não tem grandes campanhas. O clube nunca passou da terceira fase em oito participações na história, tendo suas melhores campanhas em 2016 (eliminado pelo Fluminense) e 2023 (eliminado pelo Botafogo).
+ Athletico enfrenta o Ypiranga-RS na Copa do Brasil: conheça o adversário