Com G8 confirmado, Athletico busca firmar G6, mas tem adversários na cola
O Athletico perdeu a taça da Libertadores e, com isso, não conseguiu a vaga direta na fase de grupos da edição de 2023. Apesar disto, o título do Flamengo "ajudou" o Furacão na busca pelo principal objetivo desta reta final.
Isso porque o G7 agora virou G8 no Brasileirão. Com a abertura de mais uma vaga pelo campeonato, o Athletico, na atual sexta posição, com 51 pontos, está confirmando a vaga direta - antes o time estava apenas indo à pré-Libertadores.
+ Confira a tabela e os próximos jogos do Athletico na Série A
No entanto, o momento irregular do Furacão no Brasileiro deu brechas para que os rivais se aproximassem. Atlético-MG (51 pontos), São Paulo (50 pontos), Fortaleza (48 pontos) e Botafogo (47 pontos) são os adversários que mais ameaçam a posição rubro-negra.
O Galo, inclusive, tem chances maiores que o Furacão de ficar com o G6: 73,8% para os mineiros contra 72,5% para os paranaenses, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG.
O Athletico ainda encara Goiás (casa), Internacional (fora), Atlético-GO (fora) e Botafogo (casa) para confirmar a posição. E os jogadores e Felipão já disseram que a vaga direta na Libertadores do ano que vem é obrigação.
O duelo contra o Esmeraldino nesta quarta-feira (2), às 16h, na Arena da Baixada, já é dado como fundamental para a manutenção da posição, até porque Atlético-MG e São Paulo se enfrentam na rodada.
Ao lado do Athletico, está o histórico na competição deste ano: desde a 10ª rodada o time não saiu da zona de Libertadores e vem se mantendo na sexta posição desde a 22ª rodada.
G8 confirmado no Brasileirão
O regulamento prevê que os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro confirmem vaga na Libertadores - quatro vagas diretas e duas na pré-Libertadores. Como o Flamengo foi campeão desta edição, campeão da Copa do Brasil e está nas primeiras posições do Brasileirão, mais duas vagas foram abertas pelo campeonato assim garantindo o G8 na temporada.