Clássico entre Athletico e Coritiba terá duas torcidas na Arena da Baixada
Após reunião entre representantes das torcidas organizadas de Athletico e Coritiba, além de membros da segurança pública, na sede do Batalhão de Polícia de Choque, nesta terça-feira (9), ficou definido que o clássico Atletiba do próximo domingo (14), às 18h30, terá a presença das duas torcidas na Arena da Baixada.
O clássico no Couto Pereira, no segundo turno, pela 25ª rodada, também terá a mesma medida.
Devido a brigas e confusões entre as torcidas, os últimos clássicos foram realizados com torcida única.
+ Fim de torcida única em Atletiba é “voto de confiança”, apontam PM e MP-PR
A torcida do Coritiba terá direito à carga de 1.600 ingressos. O clube informará os detalhes sobre as vendas em breve - os valores serão R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia).
De acordo com a PM, durante a reunião, ficou definido que os representantes das organizadas terão a responsabilidade de compartilhar as decisões tomadas pelos órgãos de segurança aos seus integrantes, a fim de evitar qualquer conflito, antes, durante e depois da partida, assim como no entorno do estádio e bairros distantes.
“Essa é uma chance que as forças de segurança estão dando para as torcidas organizadas, um voto de confiança para que tenhamos um domingo tranquilo tanto no entorno do estádio quanto nos bairros mais afastados, evitando qualquer conflito. No entanto, caso tenhamos informações de possíveis encontros entre os rivais, iremos atuar para garantir a ordem pública”, disse o tenente-coronel Paulo Siloto, comandante do BPCHOQUE.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Histórico
No último clássico disputado entre os rivais, em fevereiro, pelo Campeonato Paranaense, somente a torcida do Furacão teve acesso à Arena da Baixada. Na ocasião, a medida foi solicitada pelos clubes e acatada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR).
A torcida única já havia sido adotada nos jogos da dupla Atletiba nas semifinais do Paranaense e no Campeonato Brasileiro do ano passado. A providência foi tomada depois que integrantes das duas torcidas entraram em confronto na divisória no jogo realizado no Couto Pereira, em 16 de fevereiro de 2022, pela primeira fase. Na ocasião, a partida precisou ser paralisada.
Pela briga, Athletico e Coritiba foram punidos com portões fechados, com um mando cada, no Tribunal de Justiça do Paraná (TJD-PR), mas reverteram a pena em janeiro para que apenas mulheres e crianças de até 12 anos fossem aos jogos.
Reunião entre representantes
Na segunda-feira, representantes das torcidas Os Fanáticos e Império Alviverde se reuniram na Assembleia Legislativa do Paraná por proposição da deputada Ana Júlia (PT), que teve como objetivo discutir uma forma pacífica de ter as duas torcidas dentro dos estádios.
"Hoje damos mais um passo para construir um processo amplo de diálogo com todos os envolvidos e assim, possamos construir uma política pública eficaz propositiva que atenda toda sociedade paranaense”, disse a deputada na reunião de segunda-feira (8).
Neste mês, já havia sido realizado um encontro para debater o tema da torcida única, apoiado nos registros inexistentes de redução da violência no futebol após a medida.
https://twitter.com/najuliaribeiro/status/1655657229880639488https://twitter.com/Tof1977oficial/status/1655701061766721536https://twitter.com/iav1977oficial/status/1655598644249124866https://twitter.com/najuliaribeiro/status/1655944912972701697