Chances de Libertadores do Athletico despencam após tropeços; veja obstáculos
Após mais um empate no Brasileirão – 1 a 1 com o Bahia – as chances de Libertadores (G6) do Athletico caíram para apenas 6%, de acordo com de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.
Sem vencer há cinco partidas, o Furacão segue na sétima posição, com 51 pontos, mas agora a seis pontos do Flamengo, atual sexto colocado, e do Atlético-MG, quinto colocado.
O time precisará de uma campanha de praticamente 100% de aproveitamenteo na reta final e ainda torcer por tropeços dos adversários diretos para alcançar a zona de classificação à primeira fase Libertadores, já que para a vaga direta a possibilidade é quase zero.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
O Athletico terá dois jogos em casa, contra Vasco e Santos, e dois fora, contra Cruzeiro e Cuiabá. Os tropeços dos últimos jogos, que tiraram o Furacão da briga, podem ser explicados pelo alto número de desfalques, cansaço de jogadores e atuações irregulares, tanto na defesa quanto no ataque.
O próprio técnico Wesley Carvalho citou alguns pontos determinantes para a queda no Brasileirão. "Sabíamos que estamos com um time bastante cansado. Não é tão fácil competir em alta performance, correndo muito e competindo muito, e, ao mesmo tempo, ter um desgaste mental", declarou o treinador.
"Aconteceram alguns desfalques (nas últimas rodadas), alguns jogadores suspensos e um pouco de (falta de) eficácia no terço final. Não estamos sendo eficazes quando chegamos no último terço. E estamos pagando um preço muito caro", acrescentou Carvalho.
O Athletico quer utilizar agora a Data Fifa para ajustes e, principalmente, para a recuperação dos atletas. O elenco está de folga até quinta-feira (16). O próximo jogo do Furacão será contra o Vasco, daqui a 12 dias, no sábado (25), às 19h30, na Ligga Arena, pela 35ª rodada.
Reta final do Athletico no Brasileirão
- Vasco (casa) - dia 25/11 (sáb), às 19h30
- Cruzeiro (fora) - dia 20/11 (qui), às 20h
- Santos (casa) - previsto dia 2/12
- Cuiabá (fora) - previsto dia 6/12
Compare as tabelas dos adversários
Segundo um levantamento do perfil Data Futebol, no Twitter, o Athletico tem a tabela mais fácil entre os concorrentes da Libertadores. No primeiro turno, o Furacão fez oito pontos contra os quatro times desta reta final: venceu o Vasco por 2 a 0, empatou em 3 a 3 com o Cruzeiro, sofreu um empate por 1 a 1 no último lance do Santos e venceu o Cuiabá por 2 a 0 na Ligga Arena.
Atlético-MG - 57 pontos, 5º: Grêmio (C), Flamengo (F), São Paulo (C) e Bahia (F);
Flamengo - 57 pontos, 6º: Bragantino (C), América-MG (F), Atlético-MG (C), Cuiabá (C) e São Paulo (F);