Athletico empata com o Cerro Porteño em jogo com pênaltis perdidos
Fora de casa, o Athletico empatou por 1 a 1 com o Cerro Porteño no jogo de ida dos playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2024. O duelo foi realizado nesta quinta-feira (18) no estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.
O lateral Miguel Benítez abriu o placar e viu o atacante Diego Churín desperdiçar um pênalti no último lance do primeiro tempo. Na etapa final, o meio campista Christian anotou a igualdade no marcador e viu Fernandinho perder uma penalidade máxima.
Esse foi o segundo jogo do técnico Martín Varini, que fez a estreia na vitória sobre o Ypiranga-RS, que classificou o Furacão na Copa do Brasil.
O empate de hoje foi conquistado com participação importante do atacante Agustín Canobbio. Após ter ficado à disposição da seleção do Uruguai na Copa América, o jogador entrou na segunda etapa e foi determinante.
Além de dar assistência para o gol do empate, Canobbio ainda sofreu a penalidade desperdiçada por Fernandinho.
+ Mercado da bola do Brasileirão: veja todas as contratações da janela
O jogo foi pegado, sendo que o Cerro assustou primeiro. O atacante Iturbe exigiu boa defesa do goleiro Léo Linck e depois, em cobrança de falta, carimbou a trave rubro-negra. O gol dos paraguaios saiu em um cruzamento da direita, feito pelo lateral Enzo Gimenéz. A defesa rubro-negra vacilou e a bola ficou para o lateral-esquerdo Miguel Benítez, que ajeitou o corpo e soltou uma pancada.
No último lance da primeira etapa, o árbitro Esteban Ostojich marcou pênalti do lateral Leo Godoy, que acertou o braço na cara Derlis Rodríguez após contra-ataque do Cerro. Por sorte do Furacão, Diego Churín pegou mal na bola e isolou a chance de ampliar.
Na etapa final, o Athletico se lançou ao ataque com as entradas de Christian, Pablo e Canobbio. A jogada do empate saiu de três deles: Canobbio fez jogada pela esquerda e cruzou. Christian se antecipou à defesa e completou para o fundo das redes.
Depois disso, Canobbbio foi derrubado na área. O volante Fernandinho foi para a cobrança, mas viu o goleiro Arias espalmar pela linha de fundo. O ídolo já havia perdido uma penalidade na vitória sobre o Ypiranga, pela Copa do Brasil, no último fim de semana.
- Com o resultado, o Athletico precisa vencer o duelo de volta. O jogo que define quem avança às oitavas da Sul-Americana acontece na próxima quinta-feira (25), às 21h, na Ligga Arena, em Curitiba. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.
- O Furacão volta a campo contra o Bragantino neste próximo domingo (21), às 18h, no estádio Nabi Abi Chedid, pela 18ª rodada do Brasileirão.
Confira os gols de Cerro Porteño x Athletico
Galeria de fotos de Cerro Porteño x Athletico
Fotos: Divulgação/ X Sul-Americana e José Tramontin/Athletico
+ Mercado da bola do Brasileirão: veja todas as contratações da janela
FICHA TÉCNICA
Sul-Americana – Playoffs
Jogo de ida – 18/07/2024
Cerro Porteño 1 x 1 Athletico
Cerro Porteño-PAR: Jean Fernandes (Martín Arias); Enzo Gimenéz, Javier Báez, Eduardo Brock e Miguel Benítez; Piris da Motta, Jorge Morel, Derlis Rodríguez (Gabriel Aguayo) e Carrizo; Iturbe e Diego Churín (Francisco da Costa). Técnico: Manolo Jiménez.
Athetico: Léo Linck; Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel (Fernando); Erick, Fernandinho e Zapelli (Canobbio); Cuello (Pablo), Julimar (Christian) e Di Yorio (Mastriani). Técnico: Martín Varini.
Local: La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.
Gols: Miguel Benítez, aos 33' do 1ºT (CER); Christian, aos 23' do 2ºT (CAP).
Cartões amarelos: Jean Fernandes, Báez, Piris da Motta e Enzo Gimenéz (CER); Leo Godoy, Julimar, Christian e Pablo (CAP).
Árbitro: Esteban Ostojich (URU).
Assistentes: Andres Nievas e Agustin Berisso (URU).
VAR: Andrés Cunha (URU).