CEO do Athletico diz que Cuca abandonou clube e torcida que o abraçaram
Cuca abandonou o Athletico no meio do campeonato. Essa é a visão do CEO Alexandre Leitão, horas após a confirmação da saída do treinador.
"O Athletico fez de tudo por ele, para tê-lo. O projeto no ano do centenário era com ele. A torcida, a cidade, o clube o abraçaram, e ele nos abandonou no meio do campeonato", disse Leitão em entrevista concedida para o UOL nesta segunda-feira (24).
Segundo o dirigente, o treinador sentiu bastante as críticas após a sequência de três empates seguidos (Flamengo, Botafogo e Corinthians) e apontou que não iria melhorar o rendimento da equipe.
"Quem não quer cobrança não pode estar no futebol. Não dá para se incomodar neste nível. É preciso ter convicção e continuar trabalhando".
+ Cuca culpa resultados por saída do Athletico e fala sobre possível proposta do Cruzeiro
Cuca avisou a diretoria do Athletico após o jogo, diz CEO
Alexandre Leitão ainda confirmou que o pedido de demissão de Cuca aconteceu no vestiário. O treinador comunicou aos jogadores e, em seguida, avisou Leitão da decisão.
"Abri a porta, o Cuca olhou para mim e disse que não dava mais para ele. Que queria ir embora e a decisão era irreversível", revelou.
Apesar da saída de Cuca, os auxiliares Daniel Cerqueira e Juca Antonello assumem o comando da equipe de forma interina. Segundo Leitão, a procura pelo novo treinador começa com o entendimento sobre o clube e acredite no potencial do grupo de atletas.
"Agora é dar força para os nossos jogadores e buscar alguém que entenda o clube, que acredite no elenco e que possa nos ajudar nesse ano tão importante. Buscar alguém que queira estar aqui", projetou.
O Athletico se prepara para enfrentar o Cruzeiro. O duelo, válido pela 12ª rodada do Brasileirão, acontece nesta quarta-feira (26), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Números de Cuca pelo Athletico
Cuca deixa o Athletico com 66,6% de aproveitamento. Foram 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas em 23 jogos (22 jogos à beira do gramado e um suspenso – contra o Botafogo).
Anunciado em 4 de março como substituto de Juan Carlos Osorio, o treinador enfrentou contestações devido à condenação por estupro anulada na Suíça. No entanto, ele foi ovacionado pela maior parte da torcida rubro-negra na estreia, uma goleada por 6 a 0 sobre o Londrina, pelas quartas de final do Estadual.
O título do Campeonato Paranaense selou o primeiro título no ano do centenário do Furacão.
Foram oito vitórias em oito jogos, fazendo com que Cuca registrasse o melhor início de trabalho que já teve no Athletico.
Jogos marcantes da passagem de Cuca
Fora de casa, a vitória sobre o Palmeiras deu enorme confiança ao grupo, que chegou a ser líder do Brasileirão por quatro rodadas.
No entanto, a queda da moral do time apareceu na Copa Sul-Americana. O Athletico teve duas derrotas para o Danubio, do Uruguai, e Sportivo Ameliano, do Paraguai, nas últimas rodadas do Grupo E.
Com isso, o Furacão deixou a liderança da chave, ficou em segundo lugar e vai ter que disputar o playoff da Sula. O adversário é o Cerro Porteño, do Paraguai, que foi eliminado da fase de grupos da Libertadores.
Contudo, o estopim para a saída de Cuca do Athletico foi a sequência de três empates seguidos (Flamengo, Botafogo e Corinthians). Nos três duelos, o Furacão sofreu gols nos acréscimos do segundo tempo. O treinador tratou como 'fatalidade' e rebateu as críticas da torcida.