Carreira na base e currículo extenso: conheça James Freitas, novo técnico do Aspirantes
O Athletico inicia a disputa do Campeonato Paranaense 2022, novamente com o time de aspirantes, e sob nova direção. O gaúcho James Freitas, de 53 anos, será o responsável por comandar a equipe que vai lutar pelo 27º título. Contra o Paraná Clube, às 16h de domingo, o Rubro-Negro dá a largada em sua 99ª participação no torneio.
James foi anunciado pelo clube no final de novembro. Ele esteve em campo à frente do time principal do Athletico na última partida da equipe pelo Campeonato Brasileiro, diante do Sport, no empate em 1 a 1 na Ilha do Retiro. Na ocasião, Alberto Valentim estava preparando a equipe para a decisão do Copa do Brasil.
"O torcedor do Athletico gosta de um jogo mais vertical, de um jogo competitivo e intenso. E eu me identifico com essa filosofia de jogo"
James Freitas, ao site oficial em novembro do ano passado
Formado e pós-graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), James Francisco Freitas Iahnke nasceu em São Lourenço do Sul (RS) e iniciou como preparador físico no São José (RS). São 20 anos de carreira entre base e profissional.
Conhecido do diretor Paulo Autuori, ele já atuou ao lado de técnicos como Felipão, Mano Menezes, Renato Portaluppi e Roger Machado. Seu último trabalho como auxiliar técnico foi no Fluminense, trabalhando ao lado de Roger, com quem já havia atuado no Grêmio, em 2015. Foram 12 anos, ao todo, trabalhando no tricolor gaúcho.
+ Veja a tabela completa do Campeonato Paranaense
"Estudioso e com muito diálogo"
James Francisco Freitas Iahnke tem mais de 20 anos de carreira no futebol, principalmente em categorias de base. Como auxiliar e técnico, passou por equipes como Internacional, Brasil de Farroupilha, São José de Cachoeira-RS, Santa Cruz-RS, Grêmio e Juventude de 2001 a 2015.
Ele ainda teve uma experiência no comando do time feminino do Grêmio, em 2000. Fora do Brasil, ele também trabalhou no Guaraní-PAR.
Quem conhece bem o novo técnico do Aspirantes do Athletico é Lucas Gonçalves, auxiliar técnico da comissão permanente do Atlético-MG. Filho de Otacílio Gonçalves, grande personagem do futebol paranaense, ele conhece o treinador desde a passagem de ambos na base do Grêmio, em 2005. No Galo, eles também conviveram juntos em 2019 e 2020.
"Pude conviver trabalhar e aprender muito com ele durante todo esse tempo. O Athletico está com um grande profissional. Na função de treinador, ele é um grande conhecedor de futebol, estudioso, e sempre muito atento ao que está acontecendo no momento. É um cara que busca passar aos jogadores no dia a dia os conceitos que considera fundamentais no seu modelo de jogo, e sempre muito através do treinamento. Ele acredita muito no treino. Com a experiência que ele tem, de ter trabalhado com grandes treinadores, ele também consegue passar essas ideias de uma forma muito tranquila, com muito diálogo, sempre deixando a sua equipe da maneira que ele gosta de jogar", disse em entrevista ao UmDois Esportes.
Lucas acredita que o Athletico tenha acertado na escolha do treinador para conduzir o time de aspirantes. Desde 2013, o clube tem como estratégia usar o Campeonato Paranaense para revelar novos talentos e compor o elenco principal.
"Quando o Athletico busca o James para exercer essa função é justamente por isso, pela experiência que ele tem na formação, de muitos anos trabalhando nas categorias de base. Ele tem muito conhecimento pra isso. Então com certeza essa experiência vai acrescentar muito", complementou o profissional do Galo.
+ Mercado da bola: acompanhe o vai e vem do Athletico e do futebol brasileiro!