Athletico aumenta risco de rebaixamento: veja a matemática atualizada
O Campeonato Brasileiro da Série A teve a sua 29ª rodada finalizada no último sábado (5), com o empate por 1 a 1 entre Vasco e Juventude, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Já o Athletico voltou a perder na Ligga Arena e chegou a nove partidas sem vencer neste Brasileirão, aumentando os riscos de rebaixamento na competição. O Furacão foi superado por 1 a 0 pelo líder Botafogo. O gol foi marcado pelo atacante ex-Coritiba, Igor Jesus.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
A partir de agora, a disputa entra em sua fase final e mais decisiva, com as brigas pelo título e vagas na Libertadores prometendo muita emoção na ponta de cima da tabela, mas com a luta contra o rebaixamento tornando-se dramática no extremo oposto da classificação.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Neste momento, Vitória, com 29 pontos; Corinthians, também com 29; Cuiabá, com 26 pontos; e o lanterna Atlético-GO, com 21, ocupam a zona de rebaixamento.
Confira a seguir os riscos de rebaixamento no Brasileirão 2024.
As informações estatísticas são do portal especializado, Infobola, do matemático Tristão García. Vale lembrar que as listas a seguir não refletem, necessariamente, a posição de cada clube.
Brasileirão 2024: riscos de rebaixamento
- Atlético-GO: 99%
- Cuiabá: 84%
- Corinthians: 62%
- Vitória: 54%
- Fluminense: 33%
- Athletico: 22%
- Juventude: 14%
- RB Bragantino: 13%
- Criciúma: 12%
- Grêmio: 4%
- Vasco: 2%
- Atlético-MG: 1%
Brasileirão 2024: confira o regulamento da competição
A Série A do Campeonato Brasileiro 2024 manteve o habitual regulamento de pontos corridos. De forma contínua, 19 partidas são válidas pelo primeiro turno e outras 19 partidas pelo returno, com todas as equipes se enfrentando dentro e fora de casa.
O campeão será o clube que somar o maior número de pontos ao final destas 38 rodadas. Por outro lado, os quatro últimos colocados são rebaixados para a Série B.
Já a classificação para as competições continentais, Libertadores e Sul-Americana, são determinadas pela posição na tabela ao término do Brasileirão.
Os seis primeiros colocados asseguram vaga na Libertadores, sendo que apenas os quatro melhores garantem vaga direta na fase de grupos, enquanto os outros dois precisam passar pela fase preliminar. Este número de vagas, porém, pode aumentar.
Caso um clube consiga uma vaga na Libertadores 2025 ao vencer a Libertadores ou a Sul-Americana 2024 e, além disso, também se classificar via Brasileirão ou Copa do Brasil, o número de vagas para clubes brasileiros na Libertadores pode aumentar, chegando até oito vagas.
Já para a Sul-Americana, são classificados os seis melhores clubes do Brasileirão, excluindo as equipes já classificadas para a Libertadores.