Brasileirão: Especialista aponta "número mágico" para escapar do rebaixamento
Faltando apenas oito rodadas para o fim da Série A do Brasileirão, o matemático Tristão García, criador do portal Infobola, especializado em estatísticas do futebol no país, calculou o "número mágico" para as equipes que tentam escapar do rebaixamento na competição.
Neste momento, Atlético-GO (22 pontos), Cuiabá (27 pontos), Athletico-PR (31 pontos) e Corinthians (32 pontos) ocupam a área da degola. No entanto, a disputa promete ser das mais acirradas, com uma série de clubes ainda correndo riscos nas rodadas finais.
+ Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Isto porque a diferença de pontos do Corinthians, primeira equipe na ZR, para o Fluminense, que ocupa a 11ª posição, é apenas de quatro pontos.
Diante deste cenário, Tristão Garcia, a pedido do UmDois Esportes, definiu a pontuação mínima a ser alcançada para evitar a temida ida à Série B.
Brasileirão: confira o "número mágico" para evitar a queda
De acordo com o matemático Tristão Garcia, o número mágico a ser alcançado para evitar o rebaixamento no Brasileirão 2024 é de 46 pontos. No entanto, o profissional especializado ressalta que as equipes que alcançarem 45 pontos já estarão muito perto da salvação.
Tristão Garcia, matemático responsável pelo site Infobola"Bastam 46 pontos na última rodada para garantir-se na Série A"
"Mas é muito provável que isto seja alcançado com 45 pontos. Com sorte, até uma pontuação um pouco menor poderá bastar", ressalta.
Neste cenário, no caso do Athletico, que ainda tem uma partida em atraso na competição e conta com nove jogos restantes, a equipe precisaria conquistar 15 pontos de 27 ainda em jogo para chegar aos 46 pontos e não depender de ninguém para evitar a queda.
Neste momento, apenas o Atlético-GO já está praticamente rebaixado, com 99% de risco de queda, de acordo com o Infobola. Confira a seguir os demais riscos de rebaixamento na competição.
Brasileirão: confira os riscos de rebaixamento
- Atlético-GO: 99%
- Cuiabá: 87%
- Corinthians: 51%
- Vitória: 39%
- Athletico-PR: 31%
- Juventude: 30%
- Bragantino: 20%
- Fluminense: 17%
- Grêmio: 12%
- Criciúma: 11%
- Vasco: 3%