Bola aérea: o ponto fraco do Athletico em 2022. Veja o levantamento de gols sofridos
Bola levantada na área defensiva do Athletico tem sido sinônimo de gol dos adversários. Essa sequência de lance tradicional do futebol é o ponto fraco do time atleticano na temporada e tem causado preocupação nos torcedores.
Os dois gols de bicicleta em sequência de América-MG (Brasileirão) e Flamengo (Copa do Brasil), junto de quatro dos cinco gols do time carioca pelo Brasileirão, na 22ª rodada, evidenciaram o problema defensivo do Furacão.
+ Veja a tabela completa da Série A
Até aqui, o Athletico já sofreu 60 gols na temporada, sendo 35 deles em lances de bolas erguidas na área. O que representa 58,3% dos gols sofridos no ano. Os números colocam o Athletico como o clube que mais foi vazado nesta jogada (os dados são do Espião Estatístico, do GE).
Em levantamento do UmDois Esportes, se contarmos apenas os jogos do time principal (Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão e Recopa) são 46 gols sofridos na temporada, sendo 28 em jogadas originárias ou diretas de bolas aéreas (60%).
Antes desta sequência ruim da defesa, foram os 5 a 0 do The Strongest pela Libertadores que ligaram o sinal vermelho no sistema defensivo. Mas nem mesmo a chegada de Felipão, que conseguiu melhorar os números da equipe, e o retorno do general Thiago Heleno, que ficou quase quatro meses lesionado, foram capazes de corrigir essa deficiência da temporada.
O técnico Felipão, agora com a primeira semana cheia de seu trabalho, terá tempo para corrigir o problema da bola aérea pensando no primeiro duelo contra o Palmeiras, pela semifinal da Libertadores. Vale lembrar que a bola levantada na área é um dos pontos fortes do Verdão, principalmente na jogada Gustavo Scarpa - Gustavo Gómez.
O duelo de ida será na terça-feira (30), às 21h30, na Arena da Baixada. Antes, o Rubro-Negro ainda encara o Ceará no sábado (27), às 21h, no Castelão, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Levantamento dos gols sofridos de bolas aéreas pelo time principal do Athletico
Brasileirão: 16 gols
- 4 gols sofridos em São Paulo 4 x 0 Athletico;
- 1 gol sofrido em Fluminense 2 x 1 Athletico;
- 2 gols sofridos em Athletico 2 x 2 Santos;
- 1 gol sofrido em Juventude 1 x 3 Athletico;
- 2 gols sofridos em Goiás 2 x 1 Athletico;
- 1 gol sofrido em Atlético-MG 2x3 Athletico;
- 4 gols sofridos em Flamengo 5x0 Athletico;
- 1 gol sofrido em Athletico 1x1 América-MG.
Libertadores: 8 gols
- 1 gol sofrido em Libertad 1 x 0 Athletico;
- 5 gols sofridos em The Strongest 5 x 0 Athletico;
- 1 gol sofrido em Athletico 5 x 1 Caracas;
- 1 gol sofrido em Athletico 2 x 1 Libertad.
Copa do Brasil: 3 gols
- 1 gol sofrido em Tocantinópolis 2 x 5 Athletico;
- 1 gol sofrido em Athletico 2x1 Bahia;
- 1 gol sofrido em Athletico 0x1 Flamengo.
Recopa Sul-Americana: 1 gol
- 1 gol sofrido em Athletico 2 x 2 Palmeiras.