Auxiliar de Guardiola, ex-Boca e Flamengo: os técnicos cotados para assumir o Athletico em 2024
Na corrida por um nome para 2024, alguns treinadores já são estudados para comandar o Athletico no próxima temporada. Atualmente, o mais forte deles é o de Domènec Torrent, que já chegou a ter uma conversa com a diretoria rubro-negra.
De acordo com o ge.com, há ainda outros nomes que são ventilados, como Jorge Almirón, Juan Manoel Lillo, Gustavo Matosas e até mesmo o técnico Cuca, condenado por ato na Suíça, em 1989, por ato sexual com menor e coação.
O UmDois Esportes traz mais detalhes sobre os possíveis técnicos do Furacão em 2024.
Domènec Torrent
Torrent é um treinador conhecido do volante Fernandinho, que trabalhou com ele quando o espanhol era auxiliar de Pep Guardiola, no Manchester City. Depois, ele comandou o New York City, na Major Soccer League (MLS), liga americana.
A primeira e única passagem do técnico pelo futebol brasileiro foi em 2020, quando comandou o Flamengo por 26 jogos e foi demitido depois de levar uma goleada de 4 a 0 do Atlético-MG.
Ele chegou à Gávea para suceder Jorge Jesus, que deixou o clube depois de uma temporada multicampeã (Libertadores e Brasileirão em 2019 e Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil em 2020).No Flamengo, Torrent teve 15 vitórias, 5 empates e seis derrotas nas 26 partidas, um aproveitamento de 64%.
Depois da demissão, ele assumiu o Galatasaray, mas ficou por apenas 20 jogos, com sete vitória, cinco empates e oito derrotas, um aproveitamento de 43,3%. Ele deixou a equipe turca em junho de 2022 e, de lá para cá, não assumiu nenhum clube.
Jorge Almirón
Com longa carreira no futebol sul-americano, Jorge Almirón deixou o Boca Juniors depois do vice-campeonato da Libertadores, quando perdeu para o Fluminense, em novembro deste ano. Ele chegou à equipe xeneize em abril e não conseguiu conquistar nenhum título.
Ao todo, foram 16 vitórias, 12 empates e 11 derrotas em 39 partidas, com 51% de aproveitamento. Com a campanha ruim de 2023, o Boca não conseguiu se classificar para a Libertadores e vai disputar a Sul-Americana em 2024.
Os dois títulos da carreira do técnico são com o argentino Lanús, com quem venceu a Copa da Argentina e a Supercopa do país, entre 2015 e 2017. Ele também comandou equipes como as argentinas Defensa Y Justicia e Independiente, a espanhola Elche e o Al Shabab, da Arábia Saudita.
Juan Manuel Lillo
Auxiliar de Guardiola no Manchester City, o nome de Lillo passou a ser especulado depois que Fernandinho postou uma foto em uma vídeo-chamada com os treinadores. É a segunda vez que o espanhol é auxiliar de Guardiola desde 2020. Antes, havia sido técnico adjunto de Jorge Sampaoli.
O último clube que Lillo comandou foi o Al-Sadd, do Catar. Em 31 jogos, teve 20 vitórias, 2 empates e 9 derrotas. O espanhol já comandou clubes como os colombianos Atlético Nacional e Millonários, e Real Sociedad, da Espanha.
Gustavo Matosas
Sem clube desde 2019, o argentino natualizado uruguaio Gustavo Matosas foi oferecido ao Furacão e é mais um nome especulado para a temporada de 2024.
A última equipe que ele dirigiu foi o Atletico San Luis, do México, quando ficou apenas 28 dias, com duas vitórias e seis derrotas em oito jogos.
Foi no país latino onde ele conquistou os maiores títulos da carreira, entre eles, a Concacaf Champions League, pelo América-MEX.
Cuca
O nome do treinador sempre surge em especulações, mas, de acordo com o ge.com, o clube prefere não comentar. O Athletico avalia que o treinador precisa se resolver na Justiça em relação à condenação na Suíça, em 1989, por ato sexual com menor e coação.
Mesmo condenado na Justiça suíça, Cuca foi técnico do Corinthians neste ano, contratação muito criticada pela torcida. Depois de dois jogos, o treinador anunciou sua saída do clube.