Polícia Militar promete rever “torcida única” no Atletiba se a “calmaria voltar”
Pela oitava vez na história, o clássico Atletiba será disputado com torcida única. Neste domingo, às 19h, na Arena da Baixada, pela 32ª rodada do Brasileirão, apenas os torcedores do Athletico poderão comparecer ao duelo frente ao Coritiba.
A medida voltou a ser adotada neste ano após confusões entre as torcidas no empate sem gols durante a primeira fase do Campeonato Paranaense. Por um pedido dos clubes, do Ministério Público do Paraná e da Polícia Civil, os clássicos pelo Brasileirão aconteceriam apenas com torcedores do clube mandante.
+ Confira os próximos jogos da dupla Atletiba no Brasileirão
Em entrevista à Rádio Transamérica, na última sexta-feira, o Major Lima, da Polícia Militar do Paraná, destacou que a medida só será encerrada quando se "voltarmos à calmaria".
"Tivemos que endurecer as medidas de segurança e a torcida única é uma das alternativas. Nós optamos por isso. Se é o ideal ou não, depende do momento. Se voltarmos à calmaria, à paz social, a postura será revista. A ideia é o grande espetáculo e não a grande quebradeira", disse o policial.
Apesar da medida adotada, os casos de violência seguem acontecendo em dias de clássicos em Curitiba.
"Nós fazemos um trabalho de prevenção. Tivemos uma reunião com os clubes, com os órgãos públicos e privados e determinamos algumas posturas que antecedem o jogo. Por mais que teremos torcida única, a nossa preocupação maior fica com os terminais e locais de confronto", frisa o Major Lima.