Atletiba volta a ter disputa de goleiros criados nos clubes
Com idades e experiências diferentes, o clássico entre Coritiba e Athletico no próximo domingo (18), às 18h30, no Alto da Glória, terá uma rivalidade de "piás" do Couto e do Caju na meta. Do lado alviverde, a tendência é que Pedro Morisco faça a sua estreia no clássico profissional. Do outro, o experiente Bento é quem deve defender o gol rubro-negro pela sétima vez no confronto.
A última vez que dois goleiros formados nos rivais entraram em campo pelo clássico foi em junho de 2022, quando Rafael William foi titular. Aquele jogo foi apenas o quarto do jovem atleta no profissional. Do lado rival, já era Bento que defendia a meta vermelha e preta.
Colocado na fogueira pelo técnico Gustavo Morínigo, Rafael William entrou em clima de pressão da torcida. Na partida anterior, Muralha havia falhado na derrota para o Bragantino e não foi nem relacionado para o clássico.
No Couto Pereira, o jogo estava terminando em empate, quando o goleiro alviverde cometeu um pênalti, dando a vitória ao Athletico. Depois de outra falha, contra o Fluminense, naquele ano, o jovem foi emprestado ao Maringá. No fim de 2023, o empréstimo foi renovado com o Dogão.
Em 2024, Coritiba voltou a valorizar a base
Quase dois anos depois de lançar um jovem goleiro em um clássico pressionado, o contexto no Coritiba é diferente. Desde as últimas rodadas do Brasileirão 2023, o técnico Guto Ferreira vem aproveitando os atletas da base.
Desde então, Pedro Morisco vem mostrando sua segurança e qualidade. Com a saída de Gabriel, o goleiro de 20 anos ganhou a titularidade. Mas desde antes de Gabriel pedir para deixar o clube, a torcida pedia Morisco como o camisa 1.
No Campeonato Paranaense, das cinco partidas em que foi titular até aqui, não foi vazado em três. Ao todo, tomou três gols, uma média de 0,6 por partida. Nas nove rodadas da competição, o Coxa tomou nove gols, a defesa mais vazadas dos cinco primeiros colocados.
Além de Morisco, o Coxa também tem Benassi, formado na Ferroviária, como reserva. O técnico Guto Ferreira vem fazendo um rodízio entre os dois goleiros.
Bento deve ir para o sétimo Atletiba
Se a base é uma aposta recente do Coritiba, do lado do Furacão, a base brilha no gol há décadas. Dos mais recentes, Neto, Santos, e agora Bento já foram convocados para a seleção brasileira.
Bento pode fazer seu sétimo Atletiba desde que estreou pelo profissional do Athletico, em 2020. Desde então, são quatro vitórias do Furacão, uma do Coxa e um empate. Em sete jogos, o arqueiro tomou seis gols e fez duas partidas sem ser furado.
Caso o arqueiro titular não seja escalado, quem deve assumir a meta é Léo Linck, que também é criado nas categorias de base do Rubro-Negro. Seria o primeiro clássico do goleiro no time profissional.
Com o Atletiba deste domingo (18), o goleiro de 24 anos completará 143 jogos pelo Athletico.