Em quase 100 anos de clássicos, Coxa leva vantagem sobre Athletico: veja números
A rivalidade entre Athletico e Coritiba completa 99 anos em 2023. E o Atletiba deste domingo (5), às 18h30, na Arena da Baixada, pela sétima rodada do Campeonato Paranaense, será o de número 354 da história - de acordo com o Grupo Helênicos, especializado na história coxa-branca.
O primeiro duelo entre os rivais de Curitiba aconteceu, de forma oficial, no dia 8 de junho de 1924. O Coxa venceu por 6 a 3. Já a maior goleada do clássico também foi aplicada pelo Verdão: 6 a 0 em 14 de novembro de 1959.
+ Confira a tabela do Campeonato Paranaense 2023
Nos números totais, o Coritiba leva vantagem: são 136 vitórias, contra 114 triunfos do Furacão e 103 empates. O Alviverde marcou 506 gols, já o Rubro-Negro balançou as redes 455 vezes.
Mas o histórico recente é favorável ao Athletico: dos últimos 10 confrontos, o time só perdeu uma vez, com seis vitórias e outros três empates.
O encontro mais recente entre os rivais foi em outubro, pela 32ª rodada do Brasileirão. Na Arena da Baixada, o Furacão venceu por 1 a 0, com gol do volante Alex Santana aos 44 minutos do segundo tempo.
Campanhas prometem Atletiba equilibrado
Em campo, o Atletiba 354 promete igualdade principalmente pela campanha dos times neste Paranaense. O Furacão é o único 100%, com seis vitórias em seis jogos, e vem com moral depois da goleada por 5 a 0 sobre o Azuriz. O Rubro-Negro tem feito apresentações mais consistentes.
Já o Coxa está invicto com cinco vitórias e um empate. O Verdão vem de uma vitória de virada por 3 a 1 sobre o Cianorte, mas com dificuldades. O técnico António Oliveira tem feito rodízio no time, que ainda não teve uma atuação convincente.
Confira os prováveis times de Athletico e Coritiba
O técnico Paulo Turra vai para o seu primeiro Atletiba no comando do Athletico. Pablo volta ao time titular, mas Rômulo é desfalque. Um provável Athletico tem: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique (Zé Ivaldo) e Pedrinho; Erick, Fernandinho e Terans; Cuello, Canobbio e Pablo.
Do lado Alviverde, o comandante António Oliveira reencontra o Furacão, onde trabalhou em 2020 e 2021.
O treinador, desta vez, deve escalar o que tem de melhor, projetando agora um time titular. O zagueiro Henrique, que sentiu a coxa, e Junior Urso, que ainda se recupera de lesão muscular, devem ser desfalques. Assim como, Nathan Mendes, que vai voltar ao São Paulo. O goleiro Alex Muralha também não joga mais pelo Coxa.
O provável Coritiba tem: Gabriel; Natanael, Jhon Chancellor, Márcio Silva e Victor Luis; Jesús Trindade, Bernardo e Bruno Gomes; Kaio, Alef Manga e Rodrigo Pinho.
Athletico, líder do Estadual, e Coritiba, vice-líder, duelam então no clássico Atletiba neste domingo (5), às 18h30, na Arena da Baixada, pela sétima rodada.