Seca

Bruno Zapelli vive incômodo jejum com a camisa do Athletico

Por
Vinicius Cordeiro
25/03/2025 17:22 - Atualizado: 25/03/2025 17:26
Zapelli, meia do Athletico
Zapelli, meia do Athletico | Foto: Luis Garcia/AGIF/Icon Sport

O meia Bruno Zapelli vive um jejum desconfortável no Athletico: ele não marca um gol há 195 dias. O último tento marcado foi há mais de seis meses, em 11 de setembro de 2024, na eliminação da Copa do Brasil para o Vasco. O Furacão venceu por 2 a 1, mas caiu nos pênaltis.

Desde então, Zapelli participou de 27 jogos, sendo 18 como titular. Nesse período, são seis assistências, duas na reta final do Brasileirão, em que virou reserva do time com o técnico Lucho González, e quatro no início deste ano.

O argentino não brilhou, como o resto do time, na eliminação vexatória diante do Maringá, mas mostrou a falta de pontaria na vitória sobre o Guarany de Bagé, pela segunda fase da Copa do Brasil. Naquele jogo, o meia teve quatro boas chances de marcar, sendo que o goleiro Jonathan fez ótimas defesas em duas delas.

Na coletiva, Maurício Barbieri admitiu que o próprio atleta se incomoda com o jejum. O camisa 10 recebeu apoio dos companheiros e do técnico após um dos lances perdidos.

"Ele tem se cobrado muito por sair esse gol. A gente sempre conversa e os companheiros também ajudaram nesse sentido. Eu falei que ele fez tudo certo. 'Fica tranquilo, as coisas vão acontecer'", contou Barbieri.

O treinador ainda disse que a comissão vinha orientando Zapelli sobre o momento dos arremates e defendeu o camisa 10 das críticas.

"A gente até brinca que, dentro da caixa de ferramentas, ele escolhia a ferramenta errada. Quando tinha que chutar mais forte, tentava colocar. Quando tinha que colocar, botava muita força. A gente vinha conversando com ele nesse sentido", revelou.

"É um jogador importante, que tem amadurecido muito e ajudado defensivamente. Sei que existe uma crítica forte em relação a ele oscilar muito nessas dinâmicas de jogo, mas ele tem conseguido imprimir bastante intensidade e criar muita oportunidades", completou o treinador.

Titular indiscutível, meia recebe atenção do técnico do Athletico

Athletico Zapelli
Zapelli não marca desde o ano passado.

Zapelli recebe atenção especial desde a chegada de Barbieri. Logo no início do trabalho, o treinador revelou que conversava com o atleta, também sobre a pressão por marcar.

"Eu tenho conversado com o Bruno. É um jogador que tem um potencial muito grande. Faltou só o gol, ele fez jogadas muito boas. Talvez não tenha ficado na memória do torcedor, mas quantas vezes o Bruno voltou para ajudar. Roubou bola no campo de defesa e, no primeiro tempo, estava próximo de bater o recorde de distância percorrida", exaltou após a goleada por 5 a 1 sobre o Rio Branco, na segunda rodada do Campeonato Paranaense, em 14 de janeiro.

Naquela primeira fase do Estadual, Zapelli ficou de fora das três últimas rodadas por uma lesão ligamentar no tornozelo direito. No entanto, o argentino esteve em campo em todos os outros 14 jogos disputados pelo Athletico.

Das 14 participações, ele só ficou no banco de reservas no empate por 0 a 0 contra o Azuriz, justamente no retorno após a lesão.

Já em relação às quatro assistências, duas são na primeira fase do Estadual. As outras foram na segunda fase da Copa do Brasil, diante do Guarany de Bagé, e outra no gol do empate por 1 a 1 contra o Maringá, no jogo de ida da semifinal.

Zapelli tem dificuldade na questão física e em oscilações

Zapelli.
Zapelli.

Indiscutivelmente, Zapelli é o jogador mais talentoso do elenco rubro-negro. Extremamente técnico, é o camisa 10 é o principal criador de jogadas no ataque.

Contudo, os números de Zapelli chamam a atenção também por isso. O meia só atuou por 90 minutos no duelo contra o Cianorte, dos 14 jogos que disputou nessa temporada. Em 2024, ele completou o jogo inteiro em somente cinco partidas das 60 que esteve em campo.

A questão física foi apontada por Alex durante a participação no podcast Carneiro & Mafuz, do UmDois Esportes. O ídolo do Coritiba disse que já tinha ouvido sobre essa dificuldade com ex-técnicos do Athletico, como Luiz Felipe Scolari, Paulo Turra e Wesley Carvalho.

"O jogador dessa função precisa escolher: ou é muito participativo ou é menos participativo e decisivo. Você vê essas características quando ainda é jovem. O Zapelli vai ser o super participativo? Acho difícil pela parte física. Ele vai ter que crescer no ser decisivo", comentou.

Junto com o resto do elenco, o Athletico se prepara para o jogo contra o Paysandu. A estreia da Série B está marcada para o dia 4 de abril (sexta-feira), às 21h, no Mangueirão, em Belém do Pará.

Siga o UmDois Esportes

Veja também:
Brasileirão 2025: onde assistir aos jogos da 1ª rodada da Série A
Brasileirão 2025: onde assistir aos jogos da 1ª rodada da Série A
Artilheiro do Coritiba alerta sobre pressão no clube: "Série B é traiçoeira"
Artilheiro do Coritiba alerta sobre pressão no clube: "Série B é traiçoeira"
Conor McGregor troca o octógono pelo palácio: Lutador recusa luta para concorrer à presidência
Conor McGregor troca o octógono pelo palácio: Lutador recusa luta para concorrer à presidência
Paraná Clube aposta tudo no Sub-20 para renascimento; clássico será o primeiro desafio
Paraná Clube aposta tudo no Sub-20 para renascimento; clássico será o primeiro desafio

Formado pela PUCPR, trabalhou por dois anos nas editorias de Esportes e Cidades da Gazeta do Povo. Entre 2019 e 2024, atuou como repórter em diversas coberturas de Política pelo Paraná Portal, antigo parceiro do UOL. Desde 2021, p...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico tem interesse em reforço especialista em Série B
Mercado da Bola

Athletico tem interesse em reforço especialista em Série B

Em jejum, atacante do Athletico acerta com clube da Série A após treta com técnico
Mercado

Em jejum, atacante do Athletico acerta com clube da Série A após treta com técnico

Operário e Maringá fecham as grandes finais dos campeonatos estaduais
Carneiro Neto

Operário e Maringá fecham as grandes finais dos campeonatos estaduais

Tudo Sobre

Bruno Zapelli vive incômodo jejum com a camisa do...