Athletico x Vasco: quem é o maior time na atualidade?
Athletico x Vasco duelam nesta quarta-feira (11), às 21h30, na Ligga Arena, em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil 2024.
No embate de ida das quartas de final, o Cruz-Maltino bateu o Furacão por 2 a 1, em São Januário. Desta maneira, o time carioca joga por um empate na partida de volta para assegurar a classificação.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Já o Rubro-Negro precisará reverter a desvantagem com a força da torcida dentro de casa. Apenas vitória por dois gols ou mais de diferença classifica o Athletico para a próxima fase do mata-mata. Triunfo simples por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
Athletico x Vasco: quem é maior time na última década?
Enquanto medem forças na atual temporada, Athletico e Vasco ostentam posições bastante distintas no ranking dos maiores times do Brasil na atualidade, elaborado pelo UmDois Esportes. O período considerado é dos últimos dez anos, entre 2014 e 2023.
A pontuação do ranking é baseada apenas no desempenho dentro campo, sem olhar peso ou tradição de camisa dos times, nem mesmo a infraestrutura além das quatro linhas. Ou seja, resultado é o que conta para o sobe de desce nesta nova hierarquia do futebol brasileiro.
+ Confira a tabela completa da Copa do Brasil
Neste recorte, o Athletico, que venceu duas Sul-Americanas, em 2018 e 2021, e uma Copa do Brasil no período, em 2019, dispara na frente do Vasco. Neste período, o Furacão ainda foi vice-campeão da Libertadores, em 2022, e faturou a Copa Suruga, em 2019.
Os resultados colocam o Athletico como o 5º maior clube do Brasil na década, atrás apenas de Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Atlético-MG.
E o Vasco?
Sem resultados importantes recentes, o Vasco ficou de fora do top 20 do ranking da década do futebol brasileiro, ocupando apenas a 21ª posição.
Ranking do UmDois de maiores times na década: top 20
- Palmeiras (4.930 pontos)
- Flamengo (4.775 pontos)
- Grêmio (3.035 pontos)
- Atlético-MG (2.845 pontos)
- Athletico (2.510 pontos)
- Cruzeiro (2.155 pontos)
- Corinthians (2.060 pontos)
- São Paulo (1.985 pontos)
- Internacional (1.740 pontos)
- Santos (1.630 pontos)
- Fluminense (1.650 pontos)
- Fortaleza (1.030 pontos)
- Chapecoense (765 pontos)
- Botafogo (730 pontos)
- Bahia (730 pontos)
- Atlético-GO (525 pontos)
- Bragantino (520 pontos)
- Cuiabá (590 pontos)
- Ceará (485 pontos)
- Sport (460 pontos)
Como funciona o ranking dos maiores times?
Quais são os times "grandes" do futebol brasileiro? A discussão sobre esse tema é complexa, polêmica, sem dúvida, permanente. A definição de “grandeza” no esporte é variável. Afinal, os quesitos para definir os gigantes do Brasil podem englobar história, conquistas, dinheiro, torcida e etc.
+ Confira como é feita a pontuação do ranking dos maiores clubes da atualidade
Por isso, o UmDois Esportes elaborou um ranking com um recorte atual para medir como está essa disputa. O critério escolhido é simples: títulos e resultados conquistados nos últimos dez anos.
Desta forma, exclui-se o chamado "peso da camisa" e é possível tirar um extrato de quem se faz grande em campo, de forma contemporânea, sem recorrer a critérios como tamanho da torcida ou história gloriosa.
O que vale para o ranking?
Nosso ranking leva em consideração os feitos dos últimos dez anos, entre 2014 e 2023. Valem pontos os torneios nacionais, regionais e internacionais, com pesos diferentes para cada fase alcançada ou resultado conquistado.
Campeonatos estaduais também contam, mas com uma linha de corte definida: a presença na elite no período do ranking. Ou seja, se um clube de qualquer estado disputou o Brasileirão nos últimos dez anos, esse estadual entra na pontuação.
Já as pontuações parciais de torneios mata-mata são cumulativas. Se um tive chegar à final, por exemplo, acumula também os pontos das fases anteriores. Confira aqui como é feita a pontuação do ranking!