Preservando os titulares, o time misto do Athletico perdeu para os reservas do Grêmio por 2 a 0 na tarde deste domingo (4) e se distanciou da briga por uma vaga na Libertadores pelo Brasileirão. O zagueiro Gustavo Martins e o atacante Monsalve, em falha do goleiro Léo Linck, marcaram os gols dos visitantes ainda no primeiro tempo. O duelo, válido pela 21ª rodada, foi realizado na Ligga Arena, em Curitiba.
O primeiro gol saiu em cobrança de falta. Edenílson cobrou bem e o goleiro Léo Linck espalmou para Gustavo Martins completar, no segundo rebote, para as redes. Já o segundo gol saiu na sequência. Esquivel recuou para Linck, que dominou mal e viu o atacante Monsalve ser ágil e completar para as redes.
+ Mercado da bola do Brasileirão: veja todas as contratações da janela
O jogo ainda ficou marcado por uma sequência de vaias ao meia Nikão. Titular pela primeira vez desde junho, o jogador de 32 anos errou diversos passes, inclusive uma inversão que resultou na falta que gerou o primeiro gol. Em reação ao ídolo rubro-negro, que é um dos jogadores que mais defendeu o Athletico, boa parte da torcida gritou o nome do meia.
A torcida do Athletico também ficou irritada com o árbitro Matheus Delgado Candançan (SP) por uma eventual expulsão do atacante Monsalve, que acertou o braço no rosto do volante Gabriel.
Na etapa final, entraram Madson, improvisado como zagueiro, Cuello e Pablo. O Furacão se lançou ao ataque, mas o goleiro Rafael Cabral fez a defesa nos chutes de Cuello e Julimar.
Apesar de muita posse de bola, o Furacão não conseguiu criar chances claras de gol. O Grêmio se fechou e tentou explorar os contra-ataques, mas só assustou novamente com um chute a longa distância de Edenílson.
Na escalação, o técnico Martín Varini optou em dar um equilíbrio na minutagem dos principais jogadores. O goleiro Léo Linck e o lateral Lucas Esquivel foram os únicos que atuaram os 90 minutos. Já o zagueiro Kaique Rocha, o volante Erick e o meia Zappeli foram sacados ainda no intervalo. Outros nomes importantes na equipe, como o volante Fernandinho e os atacantes Cuello e Canobbio, entraram no segundo tempo.
- Com o resultado, o Athletico se mantém na oitava posição e segue com 28 pontos. O time não cai na tabela, mas vê a distância para o G6 aumentar para sete pontos. Do outro lado, o Grêmio chega aos 21 pontos e ganha fôlego na luta contra a zona de rebaixamento
- O Rubro-Negro volta a campo contra o Bragantino, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima quarta (7), às 19h. No mesmo dia, só que às 21h, o Grêmio enfrenta o Corinthians no estádio Couto Pereira, em Curitiba.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão Série A
Veja os gols de Athletico 0 x 2 Grêmio
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro 2024
21ª rodada – 4/8/2024
Athletico 0 x 2 Grêmio
Athletico: Léo Linck; Kaique Rocha (Madson), Gamarra e Esquivel; Gabriel, Erick (Cuello), Christian (Canobbio) e Zapelli (Pablo); Nikão (Fernandinho), Julimar e Di Yorio. Técnico: Juca Antonello (interino).
Grêmio: Rafael Cabral; Fabio, Gustavo Martins, Natã e Mayk; Pepê (Ronald), Dodi e Edenílson; Natan (Du Queiroz), Gustavo Nunes e Monsalve (Aravena).
Técnico: Renato Gaúcho.
Local: Ligga Arena, em Curitiba.
Público: 27.205 pessoas.
Renda: R$ 1.080.700,00.
Gols: , aos 1/2T (CAP); Gustavo Martins, aos 17/1T, e Monsalve, aos 20/1T (GRE).
Cartões amarelos: Gamarra e Cuello (CAP)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP).
Assistentes: Daniel Marques (SP) e Schumacher Marques Gomes (PB).
VAR: Rodrigo D'Alonso (SC).