Time da virada, Athletico é empurrado pela torcida e bate o Flamengo na Arena
De virada, o Athletico venceu o Flamengo por 2 a 1 na tarde deste domingo (7), na Arena da Baixada, pela 4ª rodada do Brasileirão. Vitor Roque e Erick marcaram para os donos da casa, enquanto Gabigol fez o gol dos visitantes.
Assim como na partida contra o Libertad, pela Libertadores, o Furacão começou mal o jogo, mas mostrou poder de reação, empurrado por mais de 32 mil torcedores, para vencer pela segunda vez na Série A, encerrar uma série de duas derrotas no campeonato e alcançar seis pontos, na 10ª colocação.
Com apenas três na tabela de classificação, o Fla é o 16º colocado – primeiro time fora da zona de rebaixamento.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
O protagonista do primeiro tempo – para o bem e para o mal – veste a camisa 5 e chama-se Fernandinho. Foi o veterano quem calçou Everton Cebolinha na área, jogada que originou o pênalti convertido por Gabigol aos 15 minutos.
O Furacão, que prioritariamente se defendia até então, passou a encarar o time carioca, tentando não depender apenas de contra-ataques. E aos 25, Vitor Roque desviou para o gol de maneira inteligente, aproveitando lançamento que saiu justamente do pé direito de... Fernandinho.
No segundo tempo, com Arrascaeta no lugar de Everton Ribeiro, o Flamengo voltou a dominar o duelo e exigiu várias defesas do goleiro Bento, que completou 100 jogos com a camisa do Furacão.
Mas aos poucos, novamente o time de Paulo Turra melhorou. Chegou a virar com Vitor Roque, mas o lance foi anulado por impedimento na origem. Na etapa inicial, o camisa 9 já havia reclamado de um pênalti não marcado quando Ayrton Lucas acertou seu tornozelo na área.
A virada efetivamente aconteceu aos 34 minutos, quando Khellven cruzou rasteiro e o volante Erick empurrou para a rede. No lance, o Roque atingiu involuntariamente o goleiro Santos, que precisou ser substituído.
O Furacão volta a campo na quarta-feira (10), às 19h, fora de casa, contra o Internacional, pela 5ª rodada do Brasileirão. Quatro dias depois, no domingo (14), às 18h30, o adversário é o rival Coritiba, na Arena da Baixada, também pela Série A.
O melhor
Vitor Roque destoa no time do Athletico. Além do faro de gol, algo nato do garoto de 18 anos, ele é um dos que mais briga em campo, não desiste das jogadas e ajuda a pressionar a defesa adversária.
O pior
Everton Ribeiro. O meia que foi convocado para a seleção brasileira para a Copa do Mundo do Catar não vive boa fase e teve atuação discretíssimo na Arena. Jogou por apenas 45 minutos, substituído pelo uruguaio Arrascaeta.
Curiosidade
O atacante Gabigol, muito xingado e vaiado pela torcida atleticana, marcou seu oitavo gol contra o Furacão. No intervalo, ele chegou a declarar que ama o clima hostil da Arena da Baixada.
Fotos do jogo
Ficha técnica
CAMPEONATO BRASILEIRO
4ª rodada
Athletico 2 x1 Flamengo
Athletico: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Pedrinho; Erick (Hugo Moura), Fernandinho e Christian (Bryan García); David Terans (Pablo), Vitor Roque (Canobbio) e Rômulo (Thiago Andrade). Técnico: Paulo Turra.
Flamengo: Santos (Matheus Cunha), Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia (Victor Hugo) e Matheus França (Marinho); Everton Ribeiro (Arrascaeta), Everton Cebolinha e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.
Local: Arena da Baixada, em Curitiba.
Data: 7/5/2023.
Gols: Gabigol (FLA), aos 15/1º, Vitor Roque (CAP), aos 28/1º, Erick (CAP), aos 34/2º.
Cartões amarelos: Fernandinho, Erick (CAP) e Erick Pulgar e Gabigol (FLA).
Público: 32.949.
Renda: R$ 1.898.030.00.
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP).
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).