Quem leva a melhor? Veja retrospecto entre Athletico e Coritiba pelo Brasileirão
Athletico e Coritiba se reencontram pelo Brasileirão neste domingo (14), às 18h30, na Arena da Baixada. No clássico mais tradicional do futebol paranaense, o equilíbrio tem prevalecido quando a disputa é pelo Campeonato Brasileiro.
De acordo com o site Helênicos, foram 42 partidas realizadas no total, com 15 vitórias do Furacão, 15 triunfos do Coxa e 12 empates, curiosamente com 39 gols para cada equipe.
Relembre cinco clássicos Atletiba pelo Brasileirão na Arena da Baixada
A correntinha de Kleber
Na disputa do Brasileirão de 2002, Kleber, o "Incendiário", foi o grande protagonista. Mas, não só pelo gol da vitória de 1 a 0 do Athletico. O atacante do Furacão parou uma boa jogada do setor ofensivo rubro-negro para juntar a sua correntinha de ouro no chão.
Atletiba do século
Em 2011, o clássico ganhou os holofotes por ser o "Atletiba do século", já que o Coritiba precisava de uma vitória para se classificar para a Libertadores e o Athletico precisava vencer e torcer por uma combinação de resultados para não ser rebaixado. Resultado: vitória do Furacão por 1 a 0. Coxa fora da Libertadores e Athletico rebaixado.
Atletiba de gala
No primeiro clássico disputado na nova Arena da Baixada, em 2015, o duelo ficou conhecido como "Atletiba de gala" por conta da partida movimentada. O confronto terminou empatado em 2 a 2. Walter e Edigar Junio marcaram para o Furacão. Ruy e Wellington Paulista anotaram os gols do Coxa.
Passeio do Coxa
Em 2000, o Brasileirão "Copa João Havelange". Na ocasião, o Coritiba conseguiu a sua última vitória sobre o Athletico na Arena da Baixada em jogos pelo campeonato nacional. Com gols de Alexandre, Reginaldo Araújo e Daniel, o Coxa venceu o rival por 3 a 1. Lobatón diminuiu para o Furacão.
Último encontro
No último encontro entre as equipes em uma disputa de Brasileirão, na Arena da Baixada, o Athletico venceu o Coritiba por 1 a 0, com gol do volante Alex Santana já no apagar das luzes, após um duelo equilibrado no estádio rubro-negro.