Athletico volta a estádio que foi palco de classificação na Libertadores 2005; relembre
O Athletico vai voltar ao Estádio General Pablo Rojas, mais conhecido atualmente como La Nueva Olla, casa do Cerro Porteño. Nesta terça-feira (2), às 21h30, o Furacão estreia na Sul-Americana diante do Sportivo Ameliano no local que recebeu um duelo marcante da campanha do vice-campeonato da Libertadores 2005.
Naquele ano, porém, o local ainda não tinha sido remodelado. O Cerro Porteño aumentou a capacidade do estádio para 45 mil, com a construção de anéis superiores, e reinaugurou o local em agosto de 2017.
Desde então, a cancha se tornou palco de grandes partidas, como a final da Sul-Americana 2019, e de shows nacionais e internacionais. No dia 20 de março, por exemplo, o local recebeu o cantor mexicano Luis Miguel e o concerto acabou danificando bastante o gramado, fato que tem preocupado o Ameliano para o duelo contra o Furacão, de acordo com a imprensa paraguaia.
Cerro Porteño x Athletico pelas oitavas de final da Libertadores 2005
Mas o primeiro jogo do Athletico no estádio Nueva Olla foi contra o Cerro Porteño em maio de 2005. O time paraguaio devolveu o resultado de 2 a 1 da ida em Curitiba, e o confronto foi para os pênaltis.
Nas penalidades, Inca, Grana, Julio dos Santos (que depois viria a jogar no Athletico) e Pedro Sarabia (que, por coincidência, é hoje o técnico do Sportivo Ameliano) marcaram para o Cerro. Na última cobrança, Santiago Salcedo, que era o então artilheiro daquela Libertadores, parou no goleiro Diego.
O Furacão converteu as batidas com Alan Bahia, Fabrício, Baloy, Marín e Evandro. O resultado levou o Rubro-Negro pela primeira vez na história às quartas de final do torneio continental – o time foi finalista naquele ano.
Histórico do Athletico contra times paraguaios
O Athletico já enfrentou times paraguaios por Sul-Americana e Libertadores em 14 oportunidades, são nove vitórias, dois empates e três derrotas, aproveitamento de 67,4%. O adversário do país vizinho que mais vezes esteve frente à frente com o Furacão foi o Libertad, com oito duelos no total.
O Athletico ainda enfrentou o Cerro Porteño, o Deportivo Capiatá e o Sportivo Luqueño. Além disso, recebeu o General Díaz, Guaraní e o Cerro em amistosos na Ligga Arena.
O Sportivo Ameliano então será o sétimo paraguaio a cruzar o caminho do Rubro-Negro. O time azul e branco, inclusive, vai estrear na competição e vai enfrentar uma equipe de outro país pela primeira vez na sua história.
Calendário dos jogos do Athletico na Sul-Americana 2024
- 02/04, às 21h30: Sportivo Ameliano x Athletico - Nueva Olla (Assunção)
- 09/04, às 21h30: Athletico x Rayo Zuliano - Ligga Arena (Curitiba)
- 24/04, às 19h: Danubio x Athletico - Estádio Centenário (Montevidéu)
- 08/05, às 19h: Rayo Zuliano x Athletico - Estádio Olimpico Nacional (Caracas)
- 15/05, às 19h: Athletico x Danubio - Ligga Arena (Curitiba)
- 30/05, às 19h: Athletico x Sportivo Ameliano - Ligga Arena (Curitiba)