Athletico lança vídeo contra racismo e vai jogar de preto diante do Cianorte: "Pelo Léo"

O Athletico publicou um vídeo emocionante em apoio ao zagueiro Léo Pelé, vítima de racismo por um torcedor do Coritiba, durante o Atletiba, no Couto Pereira, no sábado (25).
O clube vai usar a camisa número três, preta, com a frase "Não ao racismo" estampada na parte da frente nesta terça-feira (28), contra o Cianorte, na Ligga Arena, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense.
Veja também
+ Apostas no Campeonato Paranaense: Palpites e dicas em 2025
+ Athletico tem retorno importante, mas vários desfalques contra o Cianorte; veja as escalações
"Que a diáspora não seja esquecida e que nossa luta não seja em vão. Por isso corro como Usain Bolt. Luto todos os dias contra o racismo, como Mohammed Ali. Eu grito como Elza Soares. E ouso dizer que a carne mais barata do mercado não é a carne negra", inicia o texto do vídeo, criado pelo torcedor Vitinho do Amaral e adaptado da peça Negro Não Nego, dirigida por Glayson Cintra.
continua o torcedor, fazendo referência aos históricos ídolos negros do Furacão."Se hoje o Léo está nesse campo, é por Djalma Santos, Washington e Assis. Somos resistência. Ame o Athletico e odeie o racismo"
Suspeito de cometer racismo vai depor na Demafe
A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos da Polícia Civil do Paraná (Demafe) intimou o suspeito de proferir injúrias racistas contra o zagueiro do Furacão para depor nesta terça-feira (28).
A Polícia Civil e o Coritiba chegaram a um possível nome depois de recorrer às imagens do Couto Pereira, de acordo com o ge.com. Como as imagens são inconclusivas, o torcedor é tratado como "suspeito".
Depois do jogo, Léo Pelé foi até a unidade da Demafe no Couto Pereira, mas não encontrou policiais no local para poder registrar queixa. O atlelta se manifestou nas redes sociais.
"É inadmissível enfrentar tamanho desrespeito como o preconceito que sofri hoje no Atletiba. Racismo é crime. Não aceito e não deixarei passar", escreveu o ex-jogador de Vasco e São Paulo em story no Instagram.
FPF fará "minuto de reflexão" antes dos jogos da 6ª rodada
Os seis jogos da sexta rodada do Campeonato Paranaense vão ter um "minuto de reflexão" antes do apito inicial, como parte das ações de combate ao racismo nos estádios. A ação foi determinada pela Federação Paranaense de Futebol.
"A Federação Paranaense de Futebol, convida a todos para um momento de reflexão contra a discriminação. Quando começa o racismo, o jogo acaba. Diga sim ao respeito!", escreve a entidade.
Torcedor do Coritiba chamou Léo Pelé de macaco em vídeo
No Atletiba, um torcedor do Coritiba proferiu ofensas racistas ao Léo Pelé, do Athletico, no clássico Atletiba. O vídeo viralizou nas redes sociais e gerou revolta de torcedores, com manifestações de diversos clubes do Brasil e jogadores.
Nas imagens é possível ver o defensor atleticano após a expulsão, ainda no primeiro tempo da partida, em lance de disputa com Lucas Ronier. Enquanto o vídeo mostra o capitão do Furacão, um torcedor dispara xingamentos racistas.
"Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora Léo Pelé, seu macaco, seu preto. Macaco do c… Vai embora, aqui não. Seu macaco, aqui não. Olha pra cá, seu macaco. Seu filho da p…".