Athletico

Velho conhecido, altitude e “Neymar da Gávea”: conheça o The Strongest

The Strongest, da Bolívia, adversário do Athletico na Libertadores

Depois do empate com o Caracas na estreia da Libertadores, o Athletico encara o The Strongest, da Bolívia, na Arena da Baixada, para se recuperar na competição. O duelo será nesta quinta-feira (14), às 19h, pela segunda rodada do Grupo B.

continua após a publicidade

O adversário também estreou com um empate por 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, dentro de casa. Ou seja, os times seguem iguais na chave.

Na história da Libertadores, Athletico e The Strongest já se enfrentaram pela fase de grupos em 2014. O Furacão venceu na Vila Capanema por 1 a 0, mas acabou derrotado fora de casa por 2 a 1. O Rubro-Negro não fez uma boa campanha na época e acabou eliminado do Grupo 1, ficando na terceira posição, com nove pontos.

+ Confira a tabela completa da Libertadores

O duelo em La Paz, inclusive, ficou marcado pelo gol de Adriano Imperador, o único do atacante com as cores rubro-negras e o último de sua carreira.

continua após a publicidade
Comemoração de Adriano em seu primeiro – e único – gol pelo Athletico

No atual campeonato boliviano, o clube aurinegro está na terceira posição do Grupo A, com 14 pontos (quatro vitórias, dois empates e duas derrotas). O último revés foi diante do Aurora, por 1 a 0, na segunda-feira (11), fora de casa. Os tigres embarcaram para Curitiba após a partida e chegaram à capital paranaense na manhã de terça-feira (12).

Jair Reynoso, artilheiro da equipe na temporada passada, é a principal esperança de gols. O técnico do time é o argentino Christian Díaz, que comandava o Jorge Wilstermann e enfrentou o Athletico na Libertadores 2020.

O time-base de Díaz tem: Guillermo Vizcarra; Diego Wayar, Gonzalo Castilho e Luiz Demiquel e Juan Aponte; Luciano Ursino, Yvo Calleros e Fernando Saucedo; Henry Vaca, Enrique Triverio e Gabriel Esparza.

continua após a publicidade

Contra o Athletico, bolivianos apostam em “Neymar da Gávea”

Rafinha em arte de apresentação

Lembra dele? Aos 27 anos, o atacante Rafinha despontou pelo Flamengo no Campeonato Carioca de 2013, depois de boas atuações nas categorias de base. O jogo que marcou sua carreira e o fez ganhar o apelido de “Neymar da Gávea” foi em um clássico contra o Vasco.

No jogo em que Dedé – hoje zagueiro do Furacão – completou 150 jogos pelo cruz-maltino, Rafinha “deitou e rolou” no defensor. Na oportunidade, com 19 anos, o atacante marcou um gol e deu duas assistências na vitória por 4 a 2. A atuação rendeu até música da torcida que dizia que o jogador era “melhor que Neymar”.

Depois dos jogos em destaque, teve sua multa fixada em R$ 130 milhões. Acabou perdendo espaço no Fla e passou por diversos times nacionais e internacionais. Bahia, Atlético-GO, Daejeon Hana Citizen-COR, Metropolitano, Thai Honda-TAI, Avaí, Cafetaleros de Tapachula-MEX, e São Bento.

Rafinha foi contratado pelo The Strongest no ano passado, fez três jogos e veio para o Joinville, onde fez apenas um jogo-treino. No início do ano voltou ao clube boliviano, mas estreou na temporada apenas na primeira rodada da Libertadores contra o Paraguai, entrando aos 43 minutos do segundo tempo.

Athletico jogará na Altitude de La Paz

Estádio Hernando Siles

O primeiro jogo será na Arena da Baixada, mas time atleticano já pensa também no desafio que será enfrentar uma altitude de mais de 3.660 metros no Estádio Hernando Siles, em La Paz. O duelo na Bolívia será na quarta rodada, dia 3 de maio, às 19h15.

O Hernando Siles é o sétimo em um ranking com os estádios de maior altitude no mundo. Com capacidade para 45 mil pessoas, é sede, além dos jogos do The Strongest, também do Club Bolivar, do La Paz FC e da seleção boliviana. Recentemente, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a seleção brasileira superou a altitude e venceu a Bolívia no local por 4 a 0.

Exit mobile version