Retrospecto

Há 27 anos, Athletico eliminou estrelas do Vasco na Copa do Brasil

Há 27 anos, Athletico eliminou estrelas do Vasco na Copa do Brasil

Paulo Rink marcou três gols nos confrontos contra o Vasco em 1997

Pela terceira vez na história da Copa do Brasil, o Athletico encara o Vasco. O jogo de volta das quartas de final acontece nesta quarta-feira (10), às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba.

continua após a publicidade

Depois de ter perdido, de virada, por 2 a 1 no Rio de Janeiro, o Furacão precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis.

E se tem uma história que pode inspirar o Furacão é o confronto contra os cariocas em 1997.

+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky

continua após a publicidade

Com placar agregado de 6 a 4, Vasco estrelado caiu para o Athletico

Em 1997, o Vasco tinha um meio campo com Pedrinho, Juninho Pernambucano e Felipe, além de Edmundo no ataque. Mesmo assim, quem brilhou foi o Furacão nas oitavas de final.

O Athletico venceu por 3 a 1 em Curitiba – na época, o time atuava no Pinheirão devido à reforma da então Arena da Baixada, que viria a ser inaugurada em 1999.

Paulo Miranda abriu o placar com um golaço: chutou de longe e não deu chances para o goleiro Caetano. Depois, viu Oséas cruzar para Paulo Rink balançar as redes.

continua após a publicidade

Os cariocas diminuíram com Mauricinho, mas tiveram Edmundo expulso. Na etapa final, o zagueiro Reginaldo cabeceou firme para dar a vantagem ao Rubro-Negro.

O Vasco venceu no jogo de volta, em São Januário. Mesmo sem Edmundo, o time abriu 4 a 1 no primeiro tempo. O placar dava a classificação ao Cruzmaltino.

Logo aos quatro minutos, o zagueiro Tinho completou após a cobrança de falta de Juninho Pernambucano carimbar a trave. Aos oito, porém, o atacante Cleberson igualou tudo.

Juninho recolocou o Vasco em vantagem. Ele passou por dois marcadores e bateu firme para anotar um belo gol. Depois, ele dá boa enfiada de bola para Pedrinho marcar o 3 a 1.

O quarto gol saiu ainda no primeiro tempo. Juninho levantou a bola na área, o goleiro Ricardo Pinto falhou e a bola ficou para o zagueiro Alex completar.

No entanto, o Athletico reagiu no momento de maior adversidade e saiu com a classificação com uma atuação eficiente na etapa final. Paulo Rink marcou duas vezes, com falhas do goleiro Carlos Germano e do zagueiro Alex. Já o Vasco perdeu boas oportunidades, incluindo uma chance inacreditável de Mauricinho, e ainda teve o meia Felipe expulso.

Na Copa do Brasil 2011, Vasco se classificou e foi campeão

Em 2011, assim como neste ano, Athletico e Vasco se enfrentaram pelas quartas de final. A diferença é que, naquele ano, o critério do gol fora de casa ainda valia.

O jogo de ida terminou empatado por 2 a 2. O atacante Alecsandro abriu o placar pelos vascaínos e o ex-atacante equatoriano Joffre Guerrón igualou. No segundo tempo, Diego Souza soltou uma pancada e viu o meia Paulo Baier, em cobrança de pênalti, igualar tudo.

No Rio de Janeiro, o Athletico abriu o placar aos 28 minutos do segundo tempo, com um toque do atacante argentino Federico Nieto, após passe do meia Madson. No entanto, aos 34, o Vasco conquistou a classificação. O lateral-direito Fagner, hoje no Corinthians, cruzou para o atacante Elton cabecear.

Agora, nesta quarta-feira (11), Athletico e Vasco desempatam o número de classificações na Copa do Brasil.

Athletico e Vasco se enfrentaram em 2011
Exit mobile version