Há 27 anos, Athletico eliminou estrelas do Vasco na Copa do Brasil
Pela terceira vez na história da Copa do Brasil, o Athletico encara o Vasco. O jogo de volta das quartas de final acontece nesta quarta-feira (10), às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba.
Depois de ter perdido, de virada, por 2 a 1 no Rio de Janeiro, o Furacão precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis.
E se tem uma história que pode inspirar o Furacão é o confronto contra os cariocas em 1997.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Com placar agregado de 6 a 4, Vasco estrelado caiu para o Athletico
Em 1997, o Vasco tinha um meio campo com Pedrinho, Juninho Pernambucano e Felipe, além de Edmundo no ataque. Mesmo assim, quem brilhou foi o Furacão nas oitavas de final.
O Athletico venceu por 3 a 1 em Curitiba - na época, o time atuava no Pinheirão devido à reforma da então Arena da Baixada, que viria a ser inaugurada em 1999.
Paulo Miranda abriu o placar com um golaço: chutou de longe e não deu chances para o goleiro Caetano. Depois, viu Oséas cruzar para Paulo Rink balançar as redes.
Os cariocas diminuíram com Mauricinho, mas tiveram Edmundo expulso. Na etapa final, o zagueiro Reginaldo cabeceou firme para dar a vantagem ao Rubro-Negro.
O Vasco venceu no jogo de volta, em São Januário. Mesmo sem Edmundo, o time abriu 4 a 1 no primeiro tempo. O placar dava a classificação ao Cruzmaltino.
Logo aos quatro minutos, o zagueiro Tinho completou após a cobrança de falta de Juninho Pernambucano carimbar a trave. Aos oito, porém, o atacante Cleberson igualou tudo.
Juninho recolocou o Vasco em vantagem. Ele passou por dois marcadores e bateu firme para anotar um belo gol. Depois, ele dá boa enfiada de bola para Pedrinho marcar o 3 a 1.
O quarto gol saiu ainda no primeiro tempo. Juninho levantou a bola na área, o goleiro Ricardo Pinto falhou e a bola ficou para o zagueiro Alex completar.
No entanto, o Athletico reagiu no momento de maior adversidade e saiu com a classificação com uma atuação eficiente na etapa final. Paulo Rink marcou duas vezes, com falhas do goleiro Carlos Germano e do zagueiro Alex. Já o Vasco perdeu boas oportunidades, incluindo uma chance inacreditável de Mauricinho, e ainda teve o meia Felipe expulso.
Na Copa do Brasil 2011, Vasco se classificou e foi campeão
Em 2011, assim como neste ano, Athletico e Vasco se enfrentaram pelas quartas de final. A diferença é que, naquele ano, o critério do gol fora de casa ainda valia.
O jogo de ida terminou empatado por 2 a 2. O atacante Alecsandro abriu o placar pelos vascaínos e o ex-atacante equatoriano Joffre Guerrón igualou. No segundo tempo, Diego Souza soltou uma pancada e viu o meia Paulo Baier, em cobrança de pênalti, igualar tudo.
No Rio de Janeiro, o Athletico abriu o placar aos 28 minutos do segundo tempo, com um toque do atacante argentino Federico Nieto, após passe do meia Madson. No entanto, aos 34, o Vasco conquistou a classificação. O lateral-direito Fagner, hoje no Corinthians, cruzou para o atacante Elton cabecear.
Agora, nesta quarta-feira (11), Athletico e Vasco desempatam o número de classificações na Copa do Brasil.