Athletico convoca reunião sobre SAF, Liga Forte e futuro de direitos de transmissão
O Conselho Deliberativo do Athletico convocou, nesta quinta-feira (2), reunião extraordinária para definir questões importantes para o futuro do clube, referentes à SAF, participação na Liga Forte Futebol do Brasil (LFF) e futuro de direitos comerciais e de transmissão.
O encontro dos
conselheiros acontecerá na próxima quinta-feira (9), às 19h, na Arena da
Baixada. Conforme a convocação, o primeiro tema em pauta será a constituição da
Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Em novembro de 2021, os sócios do Furacão já haviam aprovado a transformação do clube em SAF. Agora, será a vez de autorizar a constituição da mesma, permitindo que o clube constitua a Sociedade Anônima com capital social 100% próprio.
+ Confira a tabela do Athletico no Campeonato Paranaense
O encontro também tratará da autorização para a participação e filiação do Athletico na Liga Forte de Futebol do Brasil (LFF), espécie de dissidência de clubes insatisfeitos com os parâmetros da criação da Liga do Futebol Brasileiro (Libra).
Ambas foram criadas pelos próprios clubes com o intuito de tirar da CBF a centralização da organização do Brasileirão, transferindo-a para os próprios clubes.
Athletico decidirá futuro de direitos de transmissão na LFF
Enquanto a Libra é formada por alguns dos chamados “grandes”, ou de maior poderio econômico, como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e atualmente outros 14 clubes, a LFF surgiu justamente pela divergência com estes clubes em pontos como divisão de receitas de transmissão, questão atacada pelo presidente rubro-negro, Mario Celso Petraglia.
Além do Furacão,
outras 25 equipes atualmente formam a LFF, dentre eles Internacional,
Fluminense, Atlético-MG, Fortaleza, Coritiba, dentre outros.
Ainda segundo a
convocação do Athletico, os sócios terão de aprovar a autorização para que o
clube “possa transferir para a LFF seus direitos comercias, de transmissão e
outros ainda a serem definidos, pelo prazo de 50 anos, sobre o principal
campeonato brasileiro de futebol”.
Por fim, o
encontro tratará de “autorização para voto que permita a LFF comercializar 20%
de seu capital para um fundo investidor pelo prazo de 50 anos”.
No início deste ano, a LFF recebeu sinalização para um proposta bilionária de dois grupos financeiros (um dos EUA e outro do Brasil) para um aporte aos 26 clubes da liga, em troca do direito de controlar a negociação dos direitos de TV destes clubes no Brasileiro.