Após cinco derrotas em seis jogos, Athletico tenta retomar status de “vilão” do Flamengo
O Athletico tenta retomar o status de "vilão" do Flamengo. Furacão e Mengão criaram uma rivalidade grande, principalmente, nos últimos seis anos e voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (13), às 21h30, em Cariacica, no Espírito Santo, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Desde 2017, são 27 jogos (sete vitórias do Athletico, seis empates e 14 derrotas) com duelos marcantes no Brasileirão, cinco confrontos em anos seguidos na Copa do Brasil, Supercopa, fase de grupos e final da Libertadores.
As eliminações nas Copas do Brasil de 2019, quando desbancou um dos melhores times da história do Flamengo, e 2021, quando aplicou um 3 a 0 em pleno Maracanã, transformou o Athletico em um rival direto dos cariocas.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Entre 2021 e 2022, inclusive, o Furacão ficou cinco jogos sem perder. Mas a boa fase contra o Mengão virou e, desde a derrota por 5 a 0 no Maracanã, pelo returno do Brasileirão 2022, ainda sob o comando de Felipão, o Rubro-Negro paranaense tem cinco derrotas em seis partidas.
Além da goleada, neste período estão também a perda do título da Libertadores e a eliminação na Copa do Brasil 2023. A única vitória foi o 2 a 1 deste ano pela quarta rodada do Brasileirão.
Para voltar a "assombrar" o Flamengo, porém, o Athletico tem alguns obstáculos neste jogo. O trio de destaque - Bento, Fernandinho e Vitor Roque - não estará à disposição. Entre os convocados, Esquivel e Zapelli já voltaram aos treinos, mas Vidal e Canobbio são dúvidas.
O clube ainda precisa encontrar um protagonista contra os cariocas, como era Nikão, por exemplo. Este fato, inclusive, o rival teve de sobra nos últimos confrontos com os atacantes Bruno Henrique, Gabigol e Pedro.
O carrasco Bruno Henrique está suspenso, mas a dupla, que causou traumas na torcida atleticana no histórico recente, estará à disposição de Jorge Sampaoli.
Histórico geral entre Athletico e Flamengo
Na história, Athletico e Flamengo já se enfrentaram 77 vezes, com até certo equilíbrio nos resultados. O Furacão tem 27 vitórias, são 18 empates e 32 vitórias do Mengão. São 92 gols marcados pelo Athletico, contra 98 sofridos.
Jogo será no Kléber Andrade, em Cariacica
O duelo entre Flamengo e Athletico será no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santos. A mudança se deu depois que o Maracanã foi fechado, em 27 de agosto, para melhorias no gramado, de olho nas finais da Copa do Brasil 2023.
Em Cariacica, o Mengão sempre conta com grande apoio dos flamenguistas da região, até pela proximidade do Rio de Janeiro. O time carioca não perde no estádio há sete anos e a última partida no local foi pelo Carioca deste ano, em janeiro, empate por 0 a 0 com o Madureira.
O último duelo entre os rubro-negros no estádio foi em 2016, vitória dos cariocas por 1 a 0, com gol de Mancuello. (veja abaixo)