Athletico tenta “exorcizar fantasma” das três últimas oitavas de final
Em Assunção, no Paraguai, o Athletico busca fazer uma nova história na Libertadores. Sob o comando de Felipão, o Furacão tenta "exorcizar o fantasma" das três últimas oitavas de final que disputou da competição continental. Nesta terça-feira (5), a equipe faz o jogo decisivo contra o Libertad, às 21h30, no Defensores del Chaco, valendo vaga nas quartas de final.
Em 2017, 2019 e 2020, o Furacão foi eliminado nas oitavas para Santos, Boca Juniors e River Plate, respectivamente.
+ Veja a tabela completa da Libertadores
Para avançar de fase e deixar o passado para trás, o Furacão terá a vantagem do empate no Paraguai. Na ida, o Athletico venceu por 2 a 1, com gols de Vitor Roque e Nico Hernández. O Libertad foi adversário do Athletico na fase de grupos - derrota no Paraguai por 1 a 0 (3ª rodada) e vitória na Arena da Baixada por 2 a 0 (5ª rodada).
Traumas e eliminações
Na edição de 2017 o Athletico chegou à Libertadores após ter se classificado em sexto no Brasileirão. Na fase preliminar, enfrentou o Millonarios-COL e depois o Deportivo Capiatá-PAR. Na fase de grupos, duelou com Universidad Católica-CHI, São Lorenzo-ARG e Flamengo. Ficou em segundo lugar no grupo, com dez pontos, e se credenciou para as oitavas.
Porém, o Santos acabou com o sonho atleticano de seguir na competição. Na Vila Capanema, o Athletico perdeu por 3 a 2, e, na volta, foi derrotado por 1 a 0, na Vila Belmiro.
Dois anos depois em 2019, o Athletico encarou Tolima-COL, Jorge Wilstermann-BOL e Boca Juniors. O time xeneize reapareceu no caminho do Furacão nas oitavas, com mais uma eliminação e derrotas. O Rubro-Negro perdeu por 1 a 0 na ida, na Baixada, e por 2 a 0 na Bombonera.
No ano seguinte, mais uma vez o Athletico voltou à Libertadores, dessa vez após ter conquistado o título da Copa do Brasil. Na fase de grupos duelou com Peñarol-URU, Colo-Colo-CHI e Jorge Wilstermann-BOL, se credenciando para as oitavas. Mas, dessa vez, outro time argentino foi o responsável pela saída precoce do Furacão na competição. Após empate em 1 a 1 em Curitiba, o River Plate ganhou de 1 a 0 em Bueno Aires e passou às quartas.
Depois do Libertad, o Athletico volta as atenções para o Brasileirão. No sábado (9), a equipe recebe o Goiás, às 20h, na Serrinha, pela 16ª rodada. O adversário vem de derrota fora de casa para o América-MG, por 1 a 0, e ocupa a 17ª colocação na tabela, com, 17 pontos, abrindo a zona de rebaixamento.