Recopa

Athletico sofre, não agride e é dominado pelo Palmeiras

Por
Fernando Rudnick
03/03/2022 02:29 - Atualizado: 04/10/2023 16:55
Hugo Moura, em lance de Palmeiras x Athletico
Hugo Moura, em lance de Palmeiras x Athletico | Foto: Divulgação/Conmebol

Pela segunda vez, a Recopa Sul-Americana escapou das mãos do Athletico. Sem força para bater de frente com o Palmeiras, o Furacão foi derrotado por 2 a 0 nesta quarta-feira (2), no Allianz Parque, e ficou com o vice-campeonato do torneio, assim como em 2019, contra o River Plate.

O placar – construído com uma cobrança de falta de Zé Rafael (4/2º) e uma finalização do ótimo Danilo (42/2º) – não representou o domínio do time da casa, que pouco foi incomodado pelo Rubro-Negro.

+ Veja como foi Palmeiras x Athletico no tempo real!

Longe da Arena da Baixada, onde venceria na semana passada não fosse um pênalti cometido por Marcinho nos acréscimos, o campeão Sul-Americana novamente competiu ao seu estilo de força física e do "saber sofrer".

A tática se mostrou insuficiente para superar o campeão da Libertadores e vice mundial e conquistar o oitavo título nas últimas quatro temporadas. O prêmio de consolação é a premiação de 800 mil dólares, cerca de R$ 4,1 milhões, que vai engordar o caixa atleticano.

+ Veja a lista atualizada de campeões da Recopa

O jogo

A partida se desenhou, desde o início, como o esperado. O campeão da Libertadores imprimiu seu volume de jogo e tomou conta das ações, sempre agredindo o Athletico.

O vencedor da Sul-Americana, contudo se postava bem defensivamente, capitaneado pela dupla de zaga Thiago Heleno e Pedro Henrique. Por outro lado, não conseguia colocar a bola no chão para sair do ambiente de sufoco construído pelo Palmeiras. Nenhuma bola parava no campo de ataque rubro-negro.

Ou seja, o Palmeiras era agudo, principalmente com a velocidade de Rony e Dudu. Esperava um erro do adversário para capitalizar, enquanto o Furacão mal encaixada contragolpes para assustar Weverton. Quando finalmente chegou, o visivelmente sem ritmo atacante Pablo não conseguiu finalizar.

A estratégia de Alberto Valentim, apostando no saber sofrer, foi vitoriosa com o empate nos primeiros 45 minutos. O resultado, se mantido, estenderia a partida para a prorrogação.

Em quatro minutos da segunda etapa, no entanto, a tática foi destruída. Revelado pelo Coritiba, Zé Rafael sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, ele acertou o ângulo direito esquerdo do goleiro Santos e colocando o Porco em vantagem.

Empurrado pela torcida, Palmeiras seguiu sua blitz verde. Santos ainda fez milagre ao impedir um gol de bicicleta de Rony.

Mesmo precisando mudar de postura, o Athletico não demonstrava força ofensiva. Marlos e o atacante equatoriano John Mercado entraram, seguido por Julimar, Rômulo e Christian.

O camisa 10, que estreou com gol no duelo da Baixada, foi quem mais tentou. No fim, Danilo ainda ampliou, aproveitando-se de erro da defesa atleticana.

Na comemoração, o técnico português Abel Ferreira provocou e foi expulso após gerar um empurra-empurra entre as comissões técnicas. Nada que impedisse os gritos de 'olé' dos palmeirenses, campeões inéditos da Recopa.

Ficha técnica

RECOPA SUL-AMERICANA - Jogo de volta 02/03/2022
Palmeiras 2 x 0 Athletico

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Jailson) e Raphael Veiga (Mayke); Dudu (Atuesta), Rony e Gabriel Veron (Wesley). Técnico: Abel Ferreira

Athletico: Santos; Khellven (Christian), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Hugo Moura (Rômulo), Erick, Matheus Fernandes (Julimar) e Léo Cittadini (John Mercado); David Terans (Marlos) e Pablo. Técnico: Alberto Valentim

Local: Allianz Parque (São Paulo-SP).
Data: 02/03/2022.
Horário: 21h30.
Gols: Zé Rafael aos 4' e Danilo aos 42' do 2°.
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN).
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN).
VAR: German Delfino (ARG).
Público: 30.065
Renda: R$ 2.562.317,30

Veja também:
Cartola: Dicas para pontuação e mais escalados da 35ª rodada
Cartola: Dicas para pontuação e mais escalados da 35ª rodada
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025

Fernando Rudnick é formado em jornalismo e pós-graduado em comunicação esportiva. Sempre repórter, começou a cobrir o dia a dia dos times paranaenses em 2009, quando entrou na Gazeta do Povo. Atualmente, é coordenador do UmDois Es...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Zagueiro "prodígio" ex-Corinthians supera drama e se consolida como titular
Athletico

Zagueiro "prodígio" ex-Corinthians supera drama e se consolida como titular

Jogador diz que Athletico pode sonhar com "coisas maiores" no Brasileirão
Embalado!

Jogador diz que Athletico pode sonhar com "coisas maiores" no Brasileirão

Torcida do Athletico perde a paciência com polêmico reforço estrangeiro
Irritação

Torcida do Athletico perde a paciência com polêmico reforço estrangeiro

Athletico sofre, não agride e é dominado pelo Pal...