Athletico quer encerrar ciclo de lideranças em reformulação do elenco
Ídolos carimbados pelo rebaixamento no centenário do Athletico, o zagueiro Thiago Heleno e o atacante Pablo não devem atuar pelo clube em 2025. O volante Fernandinho e o meia Nikão vivem indefinições. Cada um deles tem uma situação diferente.
Os casos de Thiago Heleno e Pablo tiveram uma espécie de reviravolta. Os dois já tinham recebido propostas com reduções salariais, mas se diferenciavam pela postura.
O zagueiro de 36 anos está há nove temporadas no Furacão e não aceitou a proposta do Athletico para permanecer com um salário menor.
Já o atacante Pablo, que também possui nove anos de Rubro-Negro, entre "idas e vindas", foi surpreendido. O jogador de 32 anos topou os novos termos do Athletico, mas a oferta saiu da mesa.
Os dois foram dispensados da pré-temporada. Enquanto os outros atletas seguem no período de testes físicos e exames médicos, Thiago Heleno e Pablo só devem retornar ao CT do Caju no dia 9 de janeiro. Dois dias depois, o Athletico estreia no Campeonato Paranaense contra o Paraná Clube, o que torna praticamente impossível a utilização deles.
Segundo o colunista Augusto Mafuz, Petraglia teve um novo entendimento e não quer a permanência da dupla. O homem forte do Furacão interferiu nas negociações que estavam sendo feitas pelo diretor Márcio Lara.
Nesse sentido, os atletas devem se proteger porque os vínculos com o clube estão assinados.
Ou seja, o Athletico pode optar por negociar uma rescisão ou esperar propostas. Outra hipótese, menos provável, é a permanência de Thiago Heleno e Pablo com a dupla trabalhando afastada do elenco rubro-negro.
Fernandinho curte férias; Nikão ainda não tem acerto
No caso de Fernandinho e Nikão, os contratos se encerram no dia 31 de dezembro deste ano. Já Thiago Heleno e Pablo têm contratos até o fim de 2025.
Neste momento, Nikão é quem deve ter um desfecho mais rápido. O jogador de 32 anos está livre no mercado com o término do contrato que tinha com o São Paulo. Ou seja, um acerto com o Athletico depende de um consenso (que ainda não existe) sobre os valores.
Já Fernandinho ainda aguarda uma oferta de renovação, com eventual diminuição dos recebimentos, para avaliar a permanência. O presidente Mario Celso Petraglia deve se reunir com o empresário Giovanni Branchini.
O volante de 39 anos está curtindo férias com a família na Tailândia enquanto o elenco rubro-negro se reapresentou no CT do Caju.
Reformulação do Athletico
A possível saída dos quatro ídolos acontece em meio à limpa geral que o Athletico promove após o rebaixamento para a Série B.
Além deles, quatro atletas terminaram o período de empréstimo. O volante Zé Vitor retornou para o Maringá FC, enquanto Gabriel voltou ao Internacional. O zagueiro Marcos Victor, que pertence ao Bahia, e o meia Praxedes, do Bragantino, também saíram.
Já os meio campistas Erick, negociado com o Bahia, e Chrstian, vendido ao Cruzeiro, também deixaram o Furacão.
Por outro lado, o Athletico anunciou as chegadas do atacante Luiz Fernando, do volante Raul e do lateral colombiano Hayen Palacios.