Athletico reencontra rivais de sequência traumática e queda de Cuca
O Athletico vai reencontrar os adversários do início da derrocada no Brasileirão. Foi na sequência de empates traumáticos nos acréscimos contra Flamengo, Botafogo e Corinthians que o Furacão iniciou uma crise na competição e culminou na saída do técnico Cuca.
Antes destes resultados, o Athletico ocupava a quarta posição, com 16 pontos – lembrando que o time chegou até a liderar a competição nas primeiras rodadas. Desde então, o Rubro-Negro esteve em queda livre na Série A e agora entra na briga contra o rebaixamento. A equipe está na 15ª posição, com 31 pontos, a apenas três do Corinthians, time que abre a ZR.
A depender dos resultados desta 28ª rodada e se tropeçar contra o Flamengo, o Furacão pode cair mais uma posição e ficar com a mesma pontuação do primeiro time dentro do Z4 – só não entraria na degola neste fim de semana por conta do maior número de vitórias.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Athletico só teve três vitórias desde então no campeonato
Depois da sequência e da saída de Cuca, com bastidores quentes, o Athletico ficou cinco jogos com o auxiliar Juca Antonello no comando e contratou o uruguaio Martín Varini para o cargo.
Com o auxiliar, o Furacão venceu Vitória e Atlético-GO fora de casa. Com Varini, a equipe foi muito bem nas Copas, mas muito mal no Brasileirão, tanto que o Athletico só conquistou mais uma vitória, sobre o Cuiabá, também como visitante.
Desde os empates e atual rodada então, foram 17 jogos com apenas três vitórias, seis empates e oito derrotas, sendo apenas 15 pontos pontos. O Athletico também faz sua pior campanha da história como mandante, não tendo conquistado nenhuma vitória na Ligga Arena no período.
Agora com o quinto técnico da temporada, o argentino Lucho González, o Furacão tenta voltar a vencer e se afastar do Z4. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Rubro-Negro tem 13,8% de risco de rebaixamento, mas o treinador comentou que o "clube não teme a queda" após a eliminação na Sul-Americana para o Racing, na última quinta-feira (26).
"É difícil agora fazer uma análise geral. Mas não tenho dúvidas que a temporada ainda não finalizou. Ninguém fala e pensa em rebaixamento. Isso é uma coisa que no clube não existe e não se teme", disse Lucho.
O Athletico, vale lembrar, tem dois jogos a menos que os adversários: os confrontos contra Fluminense (17ª rodada) e Atlético-MG (19ª rodada) foram adiados e ainda não têm datas definidas.
O Furacão volta a campo então contra o Flamengo neste domingo (29), às 20h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois, recebe o Botafogo no sábado (5), às 16h30, na Ligga Arena. Por fim, encara o Corinthians no fim de semana do dia 20 de outubro, que ainda não está com tabela detalhada.
A expectativa é que nesta sequência o time possa espantar o fantasma dos empates do primeiro turno e consiga se afastar da ZR.