Athletico: risco de rebaixamento após o fim da 35ª rodada
O empate por 1 a 1 entre Cruzeiro e Grêmio, na noite da última quarta-feira (27), finalizou a 35ª rodada do Brasileirão 2024.
Marcada por uma série de empates e jogos acirrados, a rodada manteve a briga contra o rebaixamento na Série A ainda mais acirrada. O Athletico, com o empate fora de casa contra o Bahia, chegou a 41 pontos, mas caiu uma posição na classificação, estando agora em 15º.
+ Athletico pode escapar do rebaixamento contra o Fluminense? Veja as chances
O Furacão está três pontos à frente do Criciúma, que neste momento abre a área da degola. E terá, no próximo domingo (1), às 18h30, contra o Fluminense, na Ligga Arena, um duelo direto na briga para escapar do rebaixamento.
Em crise, o clube carioca comandado pelo técnico Mano Menezes está em 16º, com 39 pontos, e também precisa desesperadamente de um bom resultado para respirar.
Confira, a seguir, os riscos de rebaixamento no Brasileirão após o término da 35ª rodada. Os dados são do portal Infobola, do matemático Tristão Garcia.
Brasileirão: riscos de rebaixamento atualizados após a 35ª rodada
- Atlético-GO: 100%
- Cuiabá: 100%
- Bragantino: 71%
- Criciúma: 57%
- Fluminense: 42%
- Juventude: 14%
- Athletico: 8%
- Grêmio: 5%
- Vitória: 1%
- Vasco: 1%
- Atlético-MG: 1%
Athletico pode escapar do rebaixamento contra o Fluminense?
Depois de ficar 11 rodadas sem vencer e chegar a estar na zona de rebaixamento, o Athletico pode estar próximo de eliminar qualquer chance de cair para a Série B do Brasileirão. Para isso, é preciso uma combinação de resultados no próximo final de semana.
No melhor dos cenários, o Athletico precisa vencer o Flu e contar com outros dois resultados: pelo menos um empate entre Bragantino x Cruzeiro (ou derrota do Braga) e derrota do Criciúma contra o Corinthians.
Ou seja, o Bragantino, que tem 37 pontos até agora, não alcançaria o Furacão mesmo se vencesse as duas últimas rodadas pelo número de vitórias (8 do Massa Bruta contra 11 do Athletico). O jogo contra o Cruzeiro também será no domingo (1), às 18h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Já o Criciúma, com 38 pontos, também precisa apostar no fator casa. O Tigre encara o Corinthians, que vem de cinco vitórias seguidas, no sábado (30), às 19h30.
Caso percam neste jogo, os catarinenses também já não teriam chance igualar o Athletico por conta do pior número de vitórias (11 a 9 a favor do Rubro-Negro atualmente).
O Furacão então pode, matematicamente, escapar do rebaixamento nesta 36ª rodada com essas combinações de resultados e poderá pensar até em uma Sul-Americana nas duas rodadas finais.
Em caso de tropeço diante do Fluminense e eventuais vitórias do Bragantino e/ou Criciúma, o Athletico vai precisar manter o alerta ligado e buscar a permanência no outro duelo direto contra o Massa Bruta, na quinta-feira (5), às 20h, novamente na Ligga Arena.