Athletico chega a oitavo mata-mata continental seguido, mas sofre com argentinos
No ano do centenário, o Athletico chegou ao oitavo ano consecutivo no mata-mata de um torneio continental. O clube, bicampeão da Sul-Americana (2018 e 2021) e duas vezes vice da Libertadores (2005 e 2022), consolidou-se no cenário internacional neste século.
O próximo desafio do Furacão é contra o Belgrano, da Argentina. O jogo de ida das oitavas de final da Sula acontece nesta quinta-feira (15), às 19h, na Ligga Arena.
No entanto, o Athletico tem apenas três triunfos contra times argentinos em mata-mata nesses últimos oito anos. Foram dez jogos no total, sendo que o Rubro-Negro avançou em duas ocasiões.
+ Confira as notícias do Athletico no UmDois
Neste período, a primeira vez que o Furacão avançou foi contra o Newell's Old Boys, na primeira fase da Sula de 2018. O time, na época comandado por Fernando Diniz, venceu por 3 a 0 na Ligga Arena e depois acabou perdendo por 2 a 1.
A segunda classificação contra hermanos aconteceu em 2022, quando o Furacão passou pelo Estudiantes nas quartas de final da Libertadores. Após o empate por 0 a 0 em Curitiba, o time rubro-negro contou com gol do atacante Vitor Roque para avançar à semifinal.
As derrotas aconteceram contra Boca Junios e River Plate. Em 2019, o Furacão não teve chances contra o Boca: perdeu por 1 a 0 em Curitiba e depois, na lendária La Bombonera, foi batido por 2 a 0.
Já contra o River, o sofrimento foi maior. Também em 2019, as equipes se enfrentaram pelo título da Recopa Sul-Americana. O Furacão venceu o jogo de ida, na Ligga Arena, por 1 a 0, mas sofreu uma derrota por 3 a 0 no Monumental de Nuñez.
Em 2020, o River Plate voltou a ser o algoz. Dessa vez, nas oitavas da Libertadores. Com oito desfalques por Covid-19, o técnico Paulo Autuori viu o Furacão segurar o empate em casa por 1 a 1 após a expulsão do atacante Reinaldo.
No entanto, na Argentina, o River venceu por 1 a 0 com gol do meio campista De La Cruz, que defende o Flamengo atualmente.
Contudo, o torcedor do Furacão pode se agarrar ao fato do Belgrano nunca ter chegado nas quartas de final de um torneio continental. Em 2016, o time de Córdoba foi eliminado pelo Coritiba nas oitavas da Sul-Americana, a melhor campanha dos Piratas, que só ostentam o título da Segunda Divisão da Argentina, em 2022.
+++ Léo Linck deixa de ser unanimidade. Melhor para Léo Linck
Confira as campanhas do Athletico nos torneios continentais nos últimos oito anos
- 2024 - oitavas da Sul-Americana. Vai enfrentar o Belgrano, da Argentina
- 2023 - oitavas da Libertadores - caiu para o Bolívar após perder por 5 a 4 na disputa por pênaltis. O Furacão perdeu por 3 a 1 na Bolívia e venceu, por 2 a 0, na Ligga Arena.
- 2022 - finalista da Libertadores. Perdeu a final para o Flamengo após passar por Libertad, do Paraguai, Estudiantes, da Argentina, e o Palmeiras.
- 2021 - campeão da Sul-Americana. Venceu a final do Bragantino depois de passar por América de Cali, da Colômbia, LDU, do Equador, e Peñarol, do Uruguai.
- 2020 - oitavas da Libertadores. Caiu para o River Plate, da Argentina, após empatar por 1 a 1, em Curitiba, e perder por 1 a 0, na Argentina.
- 2019 - oitavas da Libertadores. Eliminado pelo Boca Juniors com duas vitórias dos argentinos - 1 a 0 na Ligga Arena e 2 a 0 no estádio La Bombonera.
- 2018 - campeão da Sul-Americana. Venceu, nos pênaltis, o Junior Barranquilla. Antes disso, venceu o Newell's Old Boys, na primeira fase, Peñarol, Caracas, da Venezuela, o Bahia e o Fluminense.
- 2017 - oitavas da Libertadores. Caiu para o Santos, com derrotas por 2 a 1, em Curitiba, e 1 a 0, na Vila Belmiro.