Athletico confirma retorno de Fernandinho contra o Cruzeiro; veja os relacionados
O Athletico anunciou que o volante Fernandinho está relacionado para o jogo contra o Cruzeiro. O duelo será neste sábado (26), às 18h30, na Ligga Arena, pela 31ª rodada do Brasileirão.
O jogador de 39 anos estava fora por causa de uma lesão grave no músculo adutor da coxa esquerda na vitória sobre o Belgrano, na Argentina, que classificou o Furacão para as quartas de final da Sul-Americana, em 24 de agosto. Para voltar o quanto antes, o volante chegou a ir até a Espanha para tratar.
+ Augusto Mafuz: Fernandinho pode ser o “El Cid” salvando o Reino da Baixada
Apesar de relacionado, Fernandinho ficará no banco de reservas. Outra novidade é o jovem lateral Léo Derik, que ganha oportunidade com a suspensão de Fernando. O atacante Canobbio e o volante Christian, por outro lado, seguem no departamento médico.
Athletico tem aproveitamento de rebaixado sem Fernandinho
A comemoração do retorno se explica pelos números em campo. O Athletico mostrou uma intensa dependência do volante Fernandinho, principal ídolo do elenco atual e referência técnica. Isso é comprovado pelos resultados do time no Brasileirão 2024.
No total, o Furacão disputou 18 duelos com a participação dele e 11 jogos sem o jogador de 39 anos, que está se recuperando de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão 2024
Dos 11 confrontos sem a principal liderança do elenco, o Athletico conquistou dois de 33 pontos, ou seja, um aproveitamento de apenas 6%. Já com Fernandinho em campo, seja titular ou entrando no decorrer das partidas, o Athletico conquistou 53,7% dos pontos disputados.
Para se ter noção, esse índice de aproveitamento é o mesmo de São Paulo e Internacional no torneio, que aparecem como quinto e sexto colocados, respectivamente. A recuperação do volante estava prevista somente para 2025.
No entanto, o diretor técnico Paulo Autuori havia declarado que Fernandinho poderia voltar a atuar ainda nesta temporada e que o jogador deve permanecer no Atheltico no ano que vem. O contrato entre as partes se encerra em dezembro, assim como o vínculo de quatro outros atletas.