Athletico reencontra Paulo Turra 50 dias após saída polêmica
Após 50 dias de uma polêmica separação, Athletico e Paulo Turra se reencontram neste sábado (5), às 16h, na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Brasileirão.
Contestado em sua passagem no Furacão, apesar de ter deixado o clube com 73,1% de aproveitamento em 36 jogos, o técnico está à frente do Santos a pouco mais de um mês.
A tônica, no entanto, segue a mesma: o ex-auxiliar de Luiz Felipe Scolari mostra dificuldade para agradar os torcedores.
+ Confira a tabela do Brasileirão
Desde sua chegada, o Peixe só venceu uma vez em seis jogos – foram três derrotas e dois empates entre Série A e Sul-Americana. Sem resultados, nem desempenho, está apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento e alto riso de demissão caso Turra não supere o ex-time.
A passagem de Turra pelo Athletico
Campeão paranaense invicto com o Furacão, Paulo Turra deixou o clube em uma ruptura brusca causada pela inesperada saída do diretor técnico Felipão, de quem era auxiliar desde 2017.
Em 16 de junho, tudo mudou. Seu escudo de críticas, Scolari comunicou que voltaria à beira do gramado para comandar o Galo. Mas o jovem treinador recusou o convite para fazer parte da comissão de seu mestre acreditando que seria mantido no cargo. Foi demitido horas depois por ordem do presidente Mario Celso Petraglia.
Os bons números no Athletico lhe garantiram um emprego em exatos sete dias. Assumiu o Peixe com a promessa de dar mais competitividade ao time e, com seu estilo linha dura, trazer mais ordem ao vestiário.
Teve carta branca para afastar diversos jogadores, incluindo o venezuelano Soteldo, estrela do elenco. Mas a falta de resultados combinada com um tipo de jogo mais reativo, antagônico à história santista, aumenta a pressão sobre o técnico, que não vence há três partidas.
No próprio Furacão, a passagem de Turra pode teve ótimo aproveitamento geral, mas o recorte sem partidas do Paranaense mostra um cenário diferente.
Em 19 jogos entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, foram dez vitórias, dois empates e sete derrotas, com 56,1% de aproveitamento e futebol muito criticado pelos torcedores. O clima no vestiário também não era dos melhores, com descontentamento dos jogadores quanto à postura da equipe.
+ Confira a tabela da Libertadores
Era Wesley Carvalho
Auxiliar permanente do Athletico, Wesley Carvalho foi quem herdou o cargo após a demissão de Turra. Ainda interino, ele mudou conceitos do time, visando um jogo mais ofensivo, mas ainda sofre a instabilidade de um início de trabalho.
Na comparação simples, por exemplo, os números de Wesley são piores do que os de Turra. Até aqui, o treinador soma quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas – aproveitamento de 46,6%.
Nesse período, foi eliminado pelo Flamengo nas quartas de final de Copa do Brasil e saiu perdendo do Bolívar (3 a 1) nas oitavas de final da Libertadores.