Athletico reencontra Flamengo pelo quinto ano seguido na Copa do Brasil; relembre
Athletico e Flamengo criaram uma rivalidade nacional depois dos duelos recentes em mata-matas. Se contarmos só a Copa do Brasil, o confronto de 2023 será o quinto seguido entre os rubro-negros. A bola rola na ida nesta quarta-feira (5), às 21h30, no Maracanã, pelas quartas de final.
+ Flamengo x Athletico: Escalações prováveis, como assistir, data e horário
Desde 2019, os times se enfrentaram em todas as edições do mata-mata, com duas classificações para cada lado. O Furacão levou a melhor em 2019 e 2021, enquanto o Mengão avançou em 2020 e 2022. O "desempate" será nesta temporada.
+ Veja a tabela completa da Copa do Brasil 2023
Voltando alguns anos na história, os clubes ainda decidiram a edição de 2013, vencida pelo Flamengo. Relembre os últimos quatro confrontos entre Athletico x Flamengo na Copa do Brasil:
2019 - quartas de final - Athletico classificado
A ida na Arena da Baixada foi cercada de tensões e polêmicas. No placar, 1 a 1 com gols de Léo Pereira para o Athletico e Gabigol para o Flamengo. Na volta, no Maracanã, novo empate por 1 a 1: Gabigol marcou de novo, mas Rony igualou. Nos pênaltis, 3 a 1, com noite de herói do goleiro Santos ao pegar os pênaltis de Diego e Everton Ribeiro.
A comemoração dos jogadores do Athletico provocando o adversário com o "cheirinho" foi marcante. Os duelos tiveram torcidas únicas. O Furacão se sagraria campeão. O Flamengo, do então recém-chegado Jorge Jesus, ficou com o troféu da Libertadores.
2020 - oitavas de final - Flamengo classificado
Nos confrontos durante a pandemia, ambos sem torcida, o Flamengo não deu chances ao Athletico. Na ida, em Curitiba, o atacante Bruno Henrique marcou o gol da vitória dos cariocas. O jovem goleiro Hugo ainda pegou um pênalti de Walter.
No segundo jogo, o Mengão fez 3 a 2 com gols de Pedro, duas vezes, e Michael. Erick e Bissoli descontaram para o Furacão, que estava em crise com 11 jogos sem vencer sob o comando de Paulo Autuori.
2021 - semifinal - Athletico classificado
Os times fizeram um primeiro jogo movimentado na Arena da Baixada, com 2 a 2 no placar. Thiago Maia abriu o placar para o Flamengo, mas Pedro Henrique e Renato Kayzer, ambos de cabeça, viraram para o Athletico no segundo tempo. Quando a vitória atleticana parecia certa, o atacante Pedro empatou de pênalti no último lance.
O resultado deixou o confronto para o Maracanã. Mas, no Rio de Janeiro, o Furacão teve atuação perfeita e surpreendeu o Brasil aplicando um 3 a 0. Nikão, duas vezes na primeira etapa, e Zé Ivaldo, na reta final de partida, marcaram os gols da classificação histórica. O Athletico acabou perdendo o título para o Atlético-MG naquele ano.
2022 - quartas de final - Flamengo classificado
Sob o comando de Felipão, o Athletico jogou para se defender no Maracanã - e conseguiu. O potente ataque do Flamengo tentou de todas as formas, com bola na trave, zagueiro salvando em cima da linha e Bento fazendo defesas difíceis, mas o placar não saiu do 0 a 0.
O duelo também foi marcado por polêmicas, com desentendimentos entre Fernandinho e Gabigol, possível pênalti para o Mengão não marcado e falta dura de Arrascaeta em Erick, que só rendeu amarelo para o uruguaio.
Na partida de volta, na Arena da Baixada, um golaço de bicicleta de Pedro definiu a classificação dos cariocas, que posteriormente levaram a taça da temporada.